REFORMAS EDUCACIONAIS CONTEMPORNEAS FRENTE ÀS TEORIAS DE CURRÍCULO

dois conceitos, um interesse.

Autores

Palavras-chave:

Reformas Educacionais, Manipulação discursiva, Neoliberalismo, Teorias de Currículo

Resumo

O presente artigo está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Currículo, Gestão Democrática e Políticas Educacionais – GECPOL do Instituto Federal Farroupilha – IFFAR/RS. Tem sua centralidade na análise das reformas educacionais no conturbado contexto político atual do Brasil, diante disso, objetiva-se discutir como os textos legais vêm sendo apresentados à sociedade brasileira. Nessa esteira de novos embasamentos legais para o trabalho do professor e da escola, destacamos a Reforma do Ensino Médio e a implementação de uma nova Base Nacional Comum Curricular. A partir da teoria criada por Dagnino, sobre a confluência perversa, pretende-se analisar como tais textos são montados e apresentados perante a sociedade, ou seja, as distorções semânticas que acabam maquiando intencionalidades e interesses que muitas vezes vão de encontro aos anseios da classe trabalhadora, que é a classe a qual pertence a grande maioria da população brasileira. Como esse artigo propõem-se a compreensão das intencionalidades reais por trás de textos legais e suas condições de produção, a metodologia escolhida, para melhor atingir os objetivos do trabalho, foi a análise de discurso da escola francesa, Foi realizada também uma breve análise sobre as teorias curriculares que ajudaram a justificar as principais considerações às quais chegamos, de que as novas legislações trazem a manutenção da hegemonia através da perpetuação dos currículos tradicionais.

 

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Biografia do Autor

Joice Pereira Soares, Instituto Federal Farroupilha, Brasil.

Especialista em Língua Portuguesa e em Gestão escolar pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto, mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Farroupilha e professora da Rede Pública municipal de Santa Maria-RS.

Letícia Ramalho Brittes, Instituto Federal Farroupilha, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Docente do Instituto Federal Farroupilha.

Laila Azize Souto Ahmad, Instituto Federal Farroupilha, Brasil.

Doutora em educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia.

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Publicado

18-07-2024

Como Citar

SOARES, J. P.; BRITTES, L. R.; AHMAD, L. A. S. REFORMAS EDUCACIONAIS CONTEMPORNEAS FRENTE ÀS TEORIAS DE CURRÍCULO: dois conceitos, um interesse. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e68041, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/68041. Acesso em: 26 dez. 2024.

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