REFORMAS EDUCACIONAIS CONTEMPORNEAS FRENTE ÀS TEORIAS DE CURRÍCULO

dois conceitos, um interesse.

Autores

Palavras-chave:

Reformas Educacionais, Manipulação discursiva, Neoliberalismo, Teorias de Currículo

Resumo

O presente artigo está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Currículo, Gestão Democrática e Políticas Educacionais – GECPOL do Instituto Federal Farroupilha – IFFAR/RS. Tem sua centralidade na análise das reformas educacionais no conturbado contexto político atual do Brasil, diante disso, objetiva-se discutir como os textos legais vêm sendo apresentados à sociedade brasileira. Nessa esteira de novos embasamentos legais para o trabalho do professor e da escola, destacamos a Reforma do Ensino Médio e a implementação de uma nova Base Nacional Comum Curricular. A partir da teoria criada por Dagnino, sobre a confluência perversa, pretende-se analisar como tais textos são montados e apresentados perante a sociedade, ou seja, as distorções semânticas que acabam maquiando intencionalidades e interesses que muitas vezes vão de encontro aos anseios da classe trabalhadora, que é a classe a qual pertence a grande maioria da população brasileira. Como esse artigo propõem-se a compreensão das intencionalidades reais por trás de textos legais e suas condições de produção, a metodologia escolhida, para melhor atingir os objetivos do trabalho, foi a análise de discurso da escola francesa, Foi realizada também uma breve análise sobre as teorias curriculares que ajudaram a justificar as principais considerações às quais chegamos, de que as novas legislações trazem a manutenção da hegemonia através da perpetuação dos currículos tradicionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Pereira Soares, Instituto Federal Farroupilha, Brasil.

Especialista em Língua Portuguesa e em Gestão escolar pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto, mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Farroupilha e professora da Rede Pública municipal de Santa Maria-RS.

Letícia Ramalho Brittes, Instituto Federal Farroupilha, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Docente do Instituto Federal Farroupilha.

Laila Azize Souto Ahmad, Instituto Federal Farroupilha, Brasil.

Doutora em educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia.

Referências

ANDRADE, Maria Carolina Pires de; NEVES, Rosa Maria Correa das.; PICCININI, Claudia. Lino. Base nacional comum curricular: disputas ideológicas na educação nacional. Colemarx, 2017. Disponível em: http://www.niepmarx.blog.br/MM2017/anais2017/MC37/mc373.pdf. Acesso em: 05/03/2023.

APPLE, Michael W. Produzindo diferença: neoliberalismo, neoconservadorismo e a política de reforma educacional. Linhas Críticas, v. 21, n. 46, p. 606–644, 2016. DOI: 10.26512/lc.v21i46.4684. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4684. Acesso em: 10 julho de. 2023.

APPLE, Michael W. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.

BALL, Stephen John. Intelectuais ou técnicos? O papel indispensável da teoria nos estudos educacionais. In: BALL, Stephen John; MAINARDES, Jefferson. Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 201. p. 78-99

BALL, Stephen John. Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade, v. 35, n. 2, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/15865. Acesso em: 08 julho. 2023.

CARVALHO, Carlos Alberto. FONSECA, Maria Gislene Carvalho. Violência em acontecimentos políticos: jornalismo e lawfare no caso Lula. Galaxia (São Paulo, online), ISSN 1982-2553, Especial 1 - Comunicação e Historicidades, p. 100-112, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542019441720. Acesso em 03 de ago 2023

COSTA, Campolini Luciane da.; MIOTTO, Catolino Raymundo, Gislene. A Avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise das práticas avaliativas nos cursos técnicos subsequentes no IFSC - Campus Caçador. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 6, n. 1, p. 113-134, 2022. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/721. Acesso em: 24 nov. 202.

DAGNINO, Evelina. Construção democrática, Neoliberalismo e Participação: os dilemas da confluência perversa. Politica & Sociedade, Florianópolis, v. 1, n. 5, p. 137-161, 2004.

PAULA, Ana Paula Paes de. Administração pública brasileira entre o gerencialismo e a gestão social. Revista de Administração de Empresas. v. 45, n. 1, São Paulo, 2005.

GALEANO, Eduardo As veias abertas da América Latina. Tradução de Galeno de Freitas. 39ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. 307p. Título original: Las venas abiertas de America Latina. (Coleção Estudos Latino-Americanos, v.12).

GANDIN, Luís Armando; DE LIMA, Iana Gomes. A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais. Educação e Pesquisa, 42 (3), Jul/Sep, 2016 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/pHbhwFvxKmGNtMDGQd6Ltqx/?lang=pt. Acesso em: 13 de julho de 2023

GONÇALVES, Suzane da Rocha Vieira. Interesses mercadológicos e o “novo” Ensino Médio. Retratos da Escola, v. 11, n. 20, p. 131-145, 2017. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/753/pdf. Acesso em 20 de Abril de 2024.

HASHIZUME, Cristina Miyuki. O trabalho docente na rede estadual e impactos na docência: ensaio a partir de experiências de campo no estado de São Paulo. In: Quando os Professores Adoecem: Demandas para a Psicologia e a Educação: FACCI,M.G.D, URT, SC (org.) Editora: UFSM, 2020, p.121-141

HOSTINS, Regina Célia Linhares.; ROCHADEL, Olívia. Contribuições de Stephen Ball para o campo das políticas educacionais. Revista de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v.23, n.1, p.61-84, jan./abr.,2019. E-ISSN:1519-9029. DOI: 10.22633/rpge.v23i1.11947

MAINARDES, Jefferson. A abordagem do ciclo de política e suas contribuições para análise da trajetória de políticas educacionais. Atos de Pesquisa em Educação, v. 1, n. 2, abr. 2007, p. 94-105. ISSN 1809-0354.Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/34. Acesso em: 20 nov. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/180

ORLANDI, Eni Puccinelli. Michel Pêcheux e a Análise de Discurso (Michel Pêcheux et l’Analyse de Discours). Estudos da Língua(gem), v. 1, n. 1, 2005, p. 9-13. DOI: 10.22481/el. v1i1.973. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/973. Acesso em: 16 jul. 2023.

ORLANDI, Eni Puccinelli (1999). Análise de discurso: Princípios e procedimentos. Campinas: Pontes (2001) Os jornais e os operários. Marxist Internet Archive, 2005. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/gramsci/1916/mes/jornais.htm. Acesso em 15/02/2023

RAMOS, Marise, FRIGOTTO, Gaudencio. Medida Provisória 746/2016: a contrarreforma do ensino médio do golpe de estado de 31 de agosto de 2016. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 16, n. 70, dez. 2016, p.30-48.

SCHNEID, Scherer Susana. Performatividade, trabalho docente e escola pública: um mapa dos estudos sobre a temática. Revista de Educação e Sociedade, v. 6, n. 13, p. 29-47, 27 dez. 2019.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

TOSTA, Kesia Silva.; NEY, Marlon Gomes; SILVA, Renata Maldonado. Reforma do Estado e políticas de avaliação da qualidade da Educação Básica no Brasil. Educação, v. 45, n. 1, 2020, p. 1–22. DOI: 10.5902/1984644436288. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/36288. Acesso em: 24 nov. 2023.

TOMMASI, Livia de; WARD, Mirian Jorge.; HADDAD, Sergio. O Banco Mundial e as Políticas Educacionais. 2.ed.Cortez Editora: São Paulo,1996.

TRIVIÑOS, Augusto. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

18-07-2024

Como Citar

SOARES, J. P.; BRITTES, L. R.; AHMAD, L. A. S. REFORMAS EDUCACIONAIS CONTEMPORNEAS FRENTE ÀS TEORIAS DE CURRÍCULO: dois conceitos, um interesse. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e68041, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/68041. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua