DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR FRENTE À VIOLÊNCIA E A INDISCPLINA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.32189

Palavras-chave:

Currículo., Escolas., Integração., Indisciplina., Violência.

Resumo

Considerando que indisciplina e violência nas escolas não é um tema “novo”, mas sim algo que faz parte do cenário educacional, muito tem a considerar ao que se refere a esta abordagem. As políticas educacionais, fazendo um breve recorte temporal, nas quais o currículo é de integração, hora de desintegração. Nesse sentido, indaga-se: como unificar um currículo, se cada região e comunidade escolar são distintas com suas peculiaridades específicas? Ao encontro desta discussão, este estudo de cunho bibliográfico tem por objetivo contemplar a discussão em torno da relação entre violência e indisciplina com a estrutura curricular vigente nas escolas. Entendendo-se que tal como posto, o currículo escolar, historicamente, não tem correspondido às reais necessidades dos docentes e estudantes e tem excluído na grande maioria dos contextos o debate sobre essa temática tão corriqueira e presente no cotidiano escolar. Muito tem se insistido na formação continuada de professores, no entanto, observa-se que esta tem acontecido de forma burocrática a fim de gerar certificações numéricas aos profissionais envolvidos, no entanto, as temáticas debatidas nesses momentos formativos, na maioria das vezes, são ações pontuais definidas por entes externos à instituição, que nada têm a ver com a realidade da escola. Estas inquietações incitaram o desenvolvimento do presente estudo a fim de refletir sobre o porquê tais práticas estão tão dissociadas das demandas da comunidade escolar reforçando os mecanismos de indisciplina e violência no interior das escolas. É necessário, refletir a estrutura curricular que se apresenta engessada com disciplinas totalmente segregadas.

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Biografia do Autor

Silvia de Siqueira, Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos, Brasil.

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria.

Leticia Ramalho Brittes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas/RS; Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos.

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Publicado

31-12-2017

Como Citar

SIQUEIRA, S. de; BRITTES, L. R. DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR FRENTE À VIOLÊNCIA E A INDISCPLINA ESCOLAR. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 448–455, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i3.32189. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/rec.v10i3.32189. Acesso em: 18 nov. 2024.

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