ENTRE CENAS, POEMAS E CANÇÕES

histórias de vida no Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Teatro do Oprimido, Pesquisa (Auto)biográfica, Ensino Médio

Resumo

A implementação do Novo Ensino Médio, proposto pela lei 13.415/2017, tem sido questionada por diferentes segmentos da comunidade escolar. No entanto, acredita-se que durante o processo de luta, por sua revogação, estudantes não podem ficar sujeitos a gambiarras pedagógicas, principalmente nesta etapa de sua formação. Por esta razão, o objetivo deste trabalho é discutir a construção de um arranjo curricular, voltado para um Itinerário Formativo, em Linguagens e suas Tecnologias, aliando os fundamentos do Teatro do Oprimido, sob a perspectiva da pesquisa (auto)biográfica, e das narrativas (autobiográficas). Dessa forma, a partir de processos de biografização, por meio do teatro, da poesia e da música, pode-se  compreender o quanto uma formação ética e estética, baseada na fala/escuta em espaços escolares, promovem novas formas de ser e estar no mundo, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes.

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Biografia do Autor

Janaina Barbara Rangel Silva, Instituto Federal Fluminense, Brasil.

Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro preto e professora de Artes no Colégio Atlântico Macaé.

Valéria de Souza Marcelino, Instituto Federal Fluminense, Brasil.

Doutora em Ciências Naturais com ênfase em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, professora Titular do Instituto Federal Fluminense.

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

SILVA, J. B. R. .; MARCELINO, V. de S. ENTRE CENAS, POEMAS E CANÇÕES: histórias de vida no Ensino Médio. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e68479, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/68479. Acesso em: 27 set. 2024.

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