ESPAÇOS E TEMPOS DO CURRÍCULO E ESPAÇOS DE AUTOEXPRESSÃO E RESISTÊNCIA DOS JOVENS ESTUDANTES

stories

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.70393

Palavras-chave:

Curriculo, Redes Sociais, Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Resumo

O artigo explora as narrativas instantâneas ou efêmeras, conhecidas como “stories”, criadas por jovens nas redes sociais digitais, especialmente no Instagram. Essas narrativas são analisadas no contexto educacional, destacando-se como podem ser incorporadas ao currículo escolar para promover autoexpressão, resistência e transformação social. A pesquisa adota uma abordagem teórica crítica para articular os tempos e espaços do currículo com as práticas digitais dos educandos, evidenciando a necessidade de um currículo dinâmico, inclusivo e conectado às experiências culturais e pessoais dos alunos. Essa articulação exemplifica a potência das práticas cotidianas em reconfigurar espaços usuais e criar formas de interação e empoderamento educacional e social.

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Biografia do Autor

Maria da Graça Moreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora da mesma instituição. 

Fernando José de Almeida, Pontifícia Universidade católica de São Paulo, Brasil.

Doutor em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor da mesma instituição.

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Publicado

27-08-2024

Como Citar

SILVA, M. da G. M. da; ALMEIDA, F. J. de. ESPAÇOS E TEMPOS DO CURRÍCULO E ESPAÇOS DE AUTOEXPRESSÃO E RESISTÊNCIA DOS JOVENS ESTUDANTES: stories. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e70393 , 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.70393. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/70393. Acesso em: 26 set. 2024.