CARTOGRAFANDO O CURRÍCULO VIVIDO NUMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.33280Palavras-chave:
Educação infantil., Currículo., Território.Resumo
Este artigo objetiva problematizar como o currículo na educação infantil tem sido experenciado no cotidiano de uma instituição de educação infantil federalizada a partir dos projetos pedagógicos ali desenvolvidos. Por isso, buscou-se cartografar algumas dessas vivências a fim de compreender os sentidos que têm sido atribuídos ao trabalho educativo com crianças de 2 e 3 anos, por meio dos deslizamentos entre os discursos legais e as práticas educativas nas escolas. Nessa perspectiva, este texto desdobra-se na exploração das relações de produção que se constituíram em experimentações curriculares ordenadas pelas intensidades dos devires-criança despertados no CEI Criarte/Ufes com um grupo de crianças de 2 a 3 anos de idade, no ano de 2014. Faz uso da cartografia enquanto uma prática singular de pesquisa e de acompanhamento de processos que não busca estabelecer regras ou caminhos lineares para que se atinja um fim no qual o pesquisador-cartógrafo terá que inventar os seus modos na medida em que estabelece relações e passa a fazer parte do seu próprio território de pesquisa. Recorreu-se, ainda, à pesquisa bibliográfica, apoiada em bases legais que apontaram que o currículo para a Educação infantil deve estar sustentado nas relações, nas interações, nas práticas educativas voltadas para experiências singulares da vida cotidiana, produção de subjetividades, produção de narrativas individuais e coletivas por meio de diferentes linguagens, devendo incluir os saberes cotidianos que são conhecimentos da experiência do corpo, da cultura, da vida (BARBOZA&RITCHER, 2009).
Downloads
Métricas
Referências
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. RICHTER, Sandra Regina Simonis. Desenvolvimento da Criança de 0 a 3 anos. Qual o currículo para bebês e crianças bem pequenas? Salto para o futuro. Educação de crianças em creches. Ano XIX – Nº 15 – Outubro/2009. Secretaria de Educação à distância. Ministério da Educação.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
_______. Por uma política de formação do profissional de Educação Infantil. MEC/SEF/COEDI ‐ Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1994.
_______. MEC/SEF. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: introdução. V.1, Brasília, 1998.
_______. Lei das diretrizes e bases da educação, n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. MEC/Brasília.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Práticas cotidianas na educação infantil: bases para uma reflexão sobre as orientações curriculares. MEC/SEB/UFRGS, Brasília, 2009.
CARVALHO, Janete Magalhães. (Des) território currículo, aprendizagem e infância: deslizamentos anti-dogmáticos do aprenderensinar. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas – 2012
COUTINHO, Ângela Scalabrin; ROCHA , Eloisa Acires Candal . Bases curriculares para a educação infantil? Ou isto ou aquilo? Revista do Professor de educação infantil. 2007.
COSTA, Luciano Bedin da. Cartografia, uma outra forma de pesquisar. Revista Digital do LAV - Santa Maria - vol. 7, n.2, p. 66-77 - mai./ago.2014 . ISSN 1983-7348 http://dx.doi.org/10.5902/1983734815111
FRAGO, Antonio Viñao. ESCOLANO, Agustín. Currículo, espalho e subjetividade: a arquitetura como programa. 2ª. ed. Rio de Janeiro. 2001. ISBN: 85.7490.105.9
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. 23ª. ed. – São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
GOBBI, Maria Aparecida. O tempo perguntou ao tempo... Tempos e espaços para brincar na educação infantil. In: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA CRECHE E NA PRÉ-ESCOLA Ano XXIII - Boletim 12 - JUNHO 2013
GUATTARI. F. & ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes. 1996.
KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre a Educação e a Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
LIMA, Elvira de Souza. Como a criança pequena se desenvolve. São Paulo: Sobradinho, 2001.
LOPES, Alice Casimiro. MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo. Ed. Cortez, 2016.
LOPES, Jader Janer Moreira. CLARETO, Sônia Maria. Espaço e educação: travessias e atravessamentos. Araraquara, SP. Junqueira&Marin, 2007. ISBN: 978.85.86305.46-7
MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação e trans-formação. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto, 1995.
SCHWARTZ, Maria Cleonara (orgs.). Escola de gestores da educação básica: democracia, formação e gestão escolar: reflexões e experiências do Programa Nacional. Escola de gestores da Educação Básica do Estado do Espírito Santo. Vitória. GM, 2ª. edição, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.