A DIFERENÇA EM SALA DE AULA: produção de incômodos e resistências
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.30280Resumo
Este artigo faz uma releitura de uma pesquisa sobre a percepção dos professores em relação ao processo de inclusão escolar de estudantes em situação de deficiência, “Conhecendo a Inclusão Escolar sob o olhar do professor: o que a experiência tem a dizer”. Analisaremos as respostas dadas por dois professores, um professor do ensino regular e uma professora do ensino especializado, sobre a percepção dos mesmos em relação a inclusão na escola em que trabalham, suas experiências e sensações diante das diferenças que se manifestam no ambiente escolar. Esta releitura aponta pistas dos incômodos e resistências por parte de professores diante da diferença, mostrando que os movimentos de resistências são produzidos por alunos (como na pesquisa de Guimarães, 2015), mas também pelos professores. Para tanto, trabalhamos com o conceito de diferença e resistência em Foucault.Downloads
Métricas
Referências
CARVALHO, Carolina Alvarenga. Conhecendo a Inclusão Escolar sob o olhar do professor: o que a experiência tem a dizer?. Brasília: UnB, 2015.
GALLO, Silvio; ASPIS, Renata Lima. Ensino de filosofia e cidadania nas “sociedades de controle”: resistências e linhas de fuga. Pro-Posições – Campinas, v. 21, n. 1 (61), p. 89-105, jan./abr. 2010.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 2005. Cap. 2. p. 33-148.
GUIMARÃES, Mirtes Aparecida dos Reis. Invenção e diferença em uma sala de aula. Dissertação de Mestrado. Viçosa: UFV, 2015.
LATOUR, Bruno. Reflexão sobre o culto moderno dos deuses fe(i)tiches. Bauru, SP: EDUSC, 2002.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: Impertinências. Educação &
Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 79, p.65-66, ago. 2002. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10849.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2016.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais.13ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013. Cap. 2. p. 73- 102.
SIMONINI, Eduardo. Currículo e Devir. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; RANGEL, Iguatemi Santos; CARVALHO, Janete Magalhães; NUNES, Kezia Rodrigues (Orgs.). Diferentes perspectivas de currículo na atualidade. Rio de Janeiro: DPetAlii, 2015, p. 63-78.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.