CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO PARA O PROJETO EM REDE OBSERVATÓRIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS.
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.46185Palavras-chave:
Método;, Epistemologia;, Pesquisa educacional;, Formação docente;Resumo
O artigo discute a escolha do método cientifico nas pesquisas sobre formação docente em artes visuais. Tal tarefa requer dos pesquisadores uma escolha teórica e metodológica entre as múltiplas abordagens da pesquisa científica. Quando pesquisadores e pesquisadoras elegem o materialismo histórico dialético na investigação está assumindo uma visão de mundo, de homem e de sociedade em sua concentricidade. Pesquisar a partir da matriz teórica marxista significa adentrar nos fenômenos sociais indo além de sua imediaticidade. Como uma ciência filosófica, o materialismo histórico dialético representa no campo da pesquisa o salto fundamental de análise concreta do real e a possibilidade de ação no campo da transformação social. Defende-se assim que o projeto em rede Observatório da Formação de Professores de Artes Visuais nas suas investigações sobre arte e formação docente encontra no materialismo histórico dialético as contribuições necessárias para o desenvolvimento de suas investigações.
Palavras-chave: Método; Epistemologia; Pesquisa educacional; Formação docente.
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