POLÍTICA EDUCACIONAL E DIRETRIZES CURRICULARES PARA PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE ARTES VISUAIS NA ARGENTINA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.46190Palavras-chave:
Política educativa, Diretrizes Curriculares, Corpo docente Universitário, Artes visuaisResumo
Este artigo aborda o quadro geral no qual se dá a formação de professores de artes visuais na Argentina, enfocando as políticas e diretrizes curriculares que regulam e orientam a formação de professores neste domínio particular. Especificamente, propõe-se uma revisão atualizada do quadro curricular normativo da formação de professores de artes visuais no nível universitário de graduação, com o objetivo de fornecer um estado da arte sobre esta dimensão curricular e sobre a composição da oferta acadêmica na área específica. Este estado da arte constituirá, por si só, uma contribuição face à escassa informação sobre a formação de professores na área específica e face à dispersão de dados e estudos específicos sobre esta área no contexto argentino. Depois de apresentar um ordenamento geral da legislação curricular, serão examinados três casos (envolvendo três matrizes curriculares para a formação de professores de artes visuais na universidade pública argentina) que recentemente envolveram reformas em suas estruturas curriculares. Os casos também foram selecionados por corresponderem às áreas urbanas com maior concentração populacional do país. A sua análise é efectuada com base no enquadramento regulamentar em vigor.
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