UMEI REGINA LEITE GARCIA

“What's the curriculum here”? C“What's the curriculum here”? Curriculum Narratives in Early Childhood Educationurriculum Narratives in Early Childhood Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.63043

Keywords:

Curriculum, Childhood Education , Teachers' narratives

Abstract

Considerando a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica, como preconiza a LBD, a discussão sobre os currículos nesse segmento se faz necessária. Mas, o que os professores que atuam com essas crianças entendem por currículos? Nessa direção, o texto que ora se apresenta tem por intuito apresentar as narrativas de professoras que atuam com crianças de 2 a 5 anos de idade sobre as suas práticas, depreendendo sentidos a partir do que as docentes narram. Articulando as especificidades da docência na Educação Infantil, em diálogo com a história da implementação de uma unidade pública municipal de Educação Infantil, em um município fluminense, ao receber os seus primeiros professores efetivos, tecemos as tramas iniciais, adotando como núcleo central da investigação as narrativas docentes, assumindo as conversas como abordagem metodológica. Nessa direção, objetiva-se investigar os sentidos atribuídos por nós, professores, às práticas propostas com crianças de 2 a 5 anos de idade, ampliando os sentidos sobre os currículos produzidos na primeira etapa da Educação Básica, que podem nos ajudar a ampliar os saberes sobre produções curriculares dinâmicas e singulares, mas que podem auxiliar no  planejamento de práticas que tenham a criança na centralidade do processo educativo, como sinalizam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil .

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Alexandra Garcia, State University of Rio de Janeiro, Brazil.

PhD in Education from the State University of Rio de Janeiro and Professor at the same university.

Luziane Patricio Siqueira Rodrigues, University of the State of Rio de Janeiro and Municipal Education Network of Niterói, Brazil.

Master's in Education from the Fluminense Federal University, doctoral student in Education at the State University of Rio de Janeiro and professor at the Municipal Education Network of Niterói.

Allan Rodrigues, State University of Rio de Janeiro and Estácio de Sá University

Master and doctoral student at the State University of Rio de Janeiro, professor at the Estácio de Sá University with a project approved in the UNESA Productivity Program.

References

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In OLIVEIRA, Inês Barbosa de e ALVES, Nilda. Pesquisa no/do cotidiano das escolas – sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p.13-38.

BARBOSA, Maria Carmem Silveira (Consultora). Práticas cotidianas na Educação Infantil: bases para reflexão sobre orientações curriculares. Projeto de Cooperação Técnica MEC e UFRGS para construção de orientações curriculares para a Educação Infantil. BRASIL. MEC. SEB. UFRGS. Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf. Acesso em junho de 2021.

BRASIL.(2009) Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE∕CEB no 5/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 18 dez de 2009.

CERTEAU, Michel: A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.

GARCIA, Alexandra. Currículo: sobre sentidos e produções cotidianas. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo. et al. (Orgs.). Diferentes perspectivas de currículo na atualidade. Petrópolis: DP et alii, 2015a. v. 1, p. 289-304.

GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Imagens entrecruzadas de infância e de produção do conhecimento histórico em Walter Benjamin. In: FARIA, Ana Lucia Goulart et al (Org) Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

GARCIA, Alexandra. Encontros e processos formativos: uma conversa sobre currículos e estágio na formação de professores. Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES Vitória, ES. a. 10, v. 19, n. 38, p. 11-34, jul./dez. 2013.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis: DP et Alii. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012.

PASSEGGI, M. da C.; SOUZA, E. C. de. O Movimento (Auto) Biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no Campo Educacional. Investigación Cualitativa, Madri, v.2, n.1, p. 06-26, 2017.

PRETRUCCI-ROSA, Maria Inês. Currículo e narrativa: potencialidades das mônadas para uma outra compreensão dos acontecimentos educativos. In: MACEDO, Elizabeth; MACEDO, Roberto Sidnei; AMORIM, Antonio Carlos. Discurso, texto, narrativa nas pesquisas em currículo. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2009. (E-book GT Currículo). Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/gtcurriculoanped/documentos/LivroDigital_Amorim2009.pd f. Acesso em abril de 2021.

PETRUCCI-ROSA, Maria Inês et al. Narrativas e mônadas: potencialidades para outra compreensão de currículo. Currículo sem fronteiras. v.11, n.1, pp.198-217, Jan/Jun 2011. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss1articles/rosa- ramos-correa-junior.pdf. Acesso em maio de 2021.

RODRIGUES, A.; GARCIA, A. As conversas nas produções de políticas curriculares cotidianas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i2.30179. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v9i2.30179. Acesso em: 16 jun. 2021.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2019. Belo Horizonte, Autêntica.

Published

2022-05-15

How to Cite

GARCIA, A.; RODRIGUES, L. P. S. .; RODRIGUES, A. . UMEI REGINA LEITE GARCIA: “What’s the curriculum here”? C“What’s the curriculum here”? Curriculum Narratives in Early Childhood Educationurriculum Narratives in Early Childhood Education. Curriculum Space Journal, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–17, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.63043. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/63043. Acesso em: 19 dec. 2024.