O CURRÍCULO EM TEMPOS DE OBSCURANTISMO BELIGERANTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39568

Palavras-chave:

Obscurantismo, Construção de Currículos, Liberdade

Resumo

Num contexto histórico marcado por manifestações explicitamente beligerantes de obscurantismo, os debates no Brasil sobre o currículo transcendem os círculos educacionais e tornam-se verdadeiras batalhas travadas em diversos espaços sociais como a mídia e as casas legislativas.   Entretanto, o calor dos embates tende a criar um ambiente no qual prevalece o choque entre argumentos de impacto emocional em detrimento de análises mais aprofundadas dos fundamentos e das implicações do processo de construção de currículos escolares. Neste artigo me proponho a discutir algumas ideias que possam ser usadas como ferramentas na construção de currículos que não cedam ao obscurantismo beligerante e, ao mesmo tempo, não se fragmentem em uma grande pauta de temas considerados prementes pelos mais diversos segmentos da sociedade.

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Biografia do Autor

Newton Duarte, Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Referências

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

DUARTE, N. O CURRÍCULO EM TEMPOS DE OBSCURANTISMO BELIGERANTE. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 139–145, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39568. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39568. Acesso em: 28 mar. 2024.