POLÍTICAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL

desafios e dilemas atuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.33936

Palavras-chave:

Educação, Política de currículo, Formação em administração e gestão escolar

Resumo

Como se afirma no texto de Lima e Torres integrado neste dossiê, “A administração educacional constitui na atualidade uma área científica em expansão, com um notável dinamismo investigativo e uma crescente visibilidade social e política.” Apesar desse dinamismo e crescente visibilidade, persistem algumas ambiguidades quanto ao seu estatuto epistemológico e acadêmico, ambiguidades que se manifestam, como defende Barroso (2001, p. 8), não apenas na sua designação, “mas sobretudo nas suas origens, na sua identidade como disciplina e campo de estudos, no seu estatuto científico”. No que concerne à designação, regista-se alguma dispersão semântica, traduzida na diversidade de expressões utilizadas nos vários países para nomear esta área curricular e campo de estudos, de que são bons exemplos Portugal e o Brasil, dispersão refletida, desde logo, nos sentidos divergentes dos conceitos de administração, direção e gestão nos dois lados do Atlântico (ver a este propósito, entre outros: BARROSO, 1995; FALSARELLA, 2006; LÜCK, 2009; OLIVEIRA, 2002; SANDER, 2007).

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Biografia do Autor

Virgínio Sá, Universidade do Minho, Portugal.

Doutor em Educação pela Universidade do Minho e professor associado do Departamento de Ciências Sociais da Educação. 

Guilherme Rego Silva, Universidade do Minho, Portugal.

Doutor em Educação e professor auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

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Publicado

28-04-2017

Como Citar

SÁ, V.; SILVA, G. R. POLÍTICAS DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL : desafios e dilemas atuais. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 1–7, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i1.33936. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/33936. Acesso em: 23 dez. 2024.