PROCESSOS DE NEGOCIAÇÕES-ARTICULAÇÕES DE POLÍTICAS-PRÁTICAS CURRICULARES NO CENÁRIO PANDÊMICO DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.62480

Palavras-chave:

Práticas curriculares, Políticas curriculares, Articulações

Resumo

Este artigo tem por objetivo a análise de políticas curriculares mobilizadas nas práticas curriculares de professores/as dos anos iniciais do ensino fundamental no cenário pandêmico da COVID-19 em Caruaru, agreste pernambucano. Para isso, construímos, o percurso teórico-metodológico em negociação-articulação com a Teoria do Discurso (LACLAU; MOUFFE, 2015), centradas nas noções de negociação-articulação na construção dos sentidos de currículo, política e prática curricular (BORGES; LOPES, 2019; ALMEIDA et al., 2020). Utilizamos, formulário na plataforma do Google Forms®, e entrevista como instrumentos na produção dos dados. Como resultados, identificamos, processos de negociações-articulações na produção discursiva das práticas curriculares das professoras para além das influências dos materiais pedagógicos dos programas e planos de ensino enviados para desenvolvimento das aulas remotas, evidenciando, a emergência de políticas curriculares nas ações/decisões construídas cotidianamente considerando as necessidades pedagógicas digitais dos/as alunos/as.

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Biografia do Autor

Tamires Barros Veloso, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Mestre em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco e pofessor da Rede Municipal de Ensino de Jaicós.

 

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e  Professora Associada pela mesma universidade.

 

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Publicado

15-10-2022

Como Citar

VELOSO, T. B.; ALMEIDA, L. A. A. de . PROCESSOS DE NEGOCIAÇÕES-ARTICULAÇÕES DE POLÍTICAS-PRÁTICAS CURRICULARES NO CENÁRIO PANDÊMICO DA COVID-19. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 1–16, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i2.62480. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/62480. Acesso em: 21 dez. 2024.