A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA BNCC

uma análise à luz da Teoria Histórico-Cultural

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Linguagem, BNCC, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar, por meio da Base Nacional Comum Curricular, como a Alfabetização é percebida no contexto do processo de ensino e aprendizagem, tendo como parâmetro de análise os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental, tendo como referência autores que têm como pressuposto a Teoria Histórico-Cultural, como: Vigotski (2000), Leontiev (1978), Luria (1991), entre outros. O estudo revelou que a BNCC compreende a alfabetização como um treinamento relacionado à consciência fonológica, o que implica uma visão descontextualizada, técnica e reducionista do processo de ensino e aprendizagem. 

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Biografia do Autor

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente da Universidade Estadual de Londrina.

Lucas Henrique dos Santos, Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Mestre e Doutorando em Ciências Biologicas pela Universidade Estadual de Londrina.

Fernanda Beatriz dos Santos, Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Granduanda em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

SANTOS, A. R. de J.; SANTOS, L. H. dos; SANTOS, F. B. dos. A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA BNCC: uma análise à luz da Teoria Histórico-Cultural. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e66467, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/66467. Acesso em: 16 jul. 2024.

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