EXPERIÊNCIAFORMAÇÃO

a fotografia na formação inicial de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.68496

Palavras-chave:

Formação., Experiência, Fotografia.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa de mestrado, que pretendeu compreender como a fotografia participa da formação incial de professores(as) de uma Universidade estadual, lotada no interior da Bahia. Numa perspectiva qualitativa, a pesquisa descritiva utilizou do dispositivo de Grupos de Experiências, nos quais foram produzidos dados e informações sobre como os(as) licenciandos(as) se relacionavam com a fotografia em sua dimensão de produção e recepção. Os dados produzidos no campo foram analisados a partir das contribuições das hermenêuticas filosóficas. Diante do uso massivo e automatizado da fotografia na atualidade, compreende-se que a experiência com a fotografia na sua dimensão de produção e recepção pode ser uma experiência formativa no sentido de colocar o intérprete em relação com suas histórias de vida, oferecendo outros horizontes de mundo capazes de atualizar preconceitos em direção à construção de existencialidades inventivas/inventadas. Diante disso, como a polissemia fotográfica pode forjar uma pedagogia da experiênciaformação?

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Biografia do Autor

Ronivaldo da Silva de Almeida, Universidade do Estado da Bahia, Brasil.

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia.

Rosane Meire Vieira de Jesus, Universidade do Estado da Bahia, Brasil.

Doutora em Educação pela  Universidade Federal da Bahia e Professora da mesma instituição.

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

ALMEIDA, R. da S. de .; JESUS, R. M. V. de . EXPERIÊNCIAFORMAÇÃO: a fotografia na formação inicial de professores. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e68496 , 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.68496. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/68496. Acesso em: 20 jul. 2024.