A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

o que pensam os professores de sociologia?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.36073

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Reforma do Ensino Médio, Habitus

Resumo

A “Reforma do Ensino Médio” tem produzido um debate controverso junto a diversos setores da sociedade, ainda que sua implementação não tenha se efetivado plenamente. No que concerne à Sociologia, a perda de sua obrigatoriedade tem sido discutida em diversos fóruns e eventos científicos, ainda que as análises ainda sejam muito incipientes neste momento. Neste trabalho nós almejamos analisar como os professores de Sociologia avaliam a Reforma do Ensino Médio, o que foi realizado a partir de entrevistas semiestruturadas e interpretado a partir das teorias disposicionalistas. Observa-se a existência de uma ampla crítica à Reforma, e de uma preocupação mais ampla acerca da formação dos jovens no Ensino Médio, na qual o ensino de Sociologia seria um elemento fundamental para a garantia de uma formação crítica, de tal modo que a perda da obrigatoriedade desta disciplina é avaliada como um retrocesso por parte destes docentes.

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Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco  e Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Willian Binsfeld, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Graduando em Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e  Bolsista de Iniciação Científica.

Tayná Trindade, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Graduanda em Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bolsista de Iniciação Científica.

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

OLIVEIRA, A.; BINSFELD, W.; TRINDADE, T. A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS: o que pensam os professores de sociologia?. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 249–259, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.36073. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.36073. Acesso em: 12 dez. 2024.