EDUCAÇÃO FÍSICA E PENSAMENTO TEÓRICO

uma relação possível e necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.40466

Palavras-chave:

Ensino Desenvolvimental, Essencial-geral, Educação Física

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a proposição de ensino que acreditamos efetivamente elevar o pensamento dos alunos a uma condição de pensamento teórico, o ensino desenvolvimental. A proposta tem como ponto de partida o essencial-geral dos objetos de estudo. Sendo assim, nos perguntamos pelo essencial-geral da Educação Física. Consideramos com maior proximidade do real as atividades da cultura corporal que se expressam nas relações essenciais – criação de uma imagem artística corporal, controle da ação corporal do outro e domínio da própria ação corporal.

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Biografia do Autor

Vidalcir Ortigara, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Bruno Beloli Milioli, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professor nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Escola Superior de Criciúma e da Rede Municipal de Criciúma.

 

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

ORTIGARA, V.; MILIOLI, B. B. EDUCAÇÃO FÍSICA E PENSAMENTO TEÓRICO: uma relação possível e necessária. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 188–198, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.40466. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.40466. Acesso em: 27 nov. 2024.