LITERATURA INFANTIL: PROPOSTA DE FORMAÇÃO
Palavras-chave:
Educação, literatura infantil, emancipaçãoResumo
A literatura é uma arte potencializadora da imaginação, criatividade e do conhecimento humano. As obras literárias de valor têm um amplo referencial polissêmico a oferecer ao leitor; nessa direção, o professor-mediador deveria atuar de modo a evidenciar essas possibilidades do texto, que podem ser concretizadas por quem o lê. O presente estudo, originário de pesquisas realizadas no PPGEd/UCS, analisa Maria Mole, de André Neves, obra de literatura infantil pertencente ao acervo do PNBE/2008, a partir de pressupostos de Gadamer (1997), Hausser (1973) e Jauss (1994). Trata-se de uma amostragem de texto artístico que representa a vida humana e possibilita a experiência pela leitura da palavra e da visualidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2012-02-28
Como Citar
RAMOS, F. B.; KICH, M.; GUTIERRES, A. LITERATURA INFANTIL: PROPOSTA DE FORMAÇÃO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 2, p. 155–164, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/10718. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.