LITERATURA INFANTIL: PROPOSTA DE FORMAÇÃO
Mots-clés :
Educação, literatura infantil, emancipaçãoRésumé
A literatura é uma arte potencializadora da imaginação, criatividade e do conhecimento humano. As obras literárias de valor têm um amplo referencial polissêmico a oferecer ao leitor; nessa direção, o professor-mediador deveria atuar de modo a evidenciar essas possibilidades do texto, que podem ser concretizadas por quem o lê. O presente estudo, originário de pesquisas realizadas no PPGEd/UCS, analisa Maria Mole, de André Neves, obra de literatura infantil pertencente ao acervo do PNBE/2008, a partir de pressupostos de Gadamer (1997), Hausser (1973) e Jauss (1994). Trata-se de uma amostragem de texto artístico que representa a vida humana e possibilita a experiência pela leitura da palavra e da visualidade.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
2012-02-28
Comment citer
RAMOS, F. B.; KICH, M.; GUTIERRES, A. LITERATURA INFANTIL: PROPOSTA DE FORMAÇÃO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 2, p. 155–164, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/10718. Acesso em: 22 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.