A leitura do gênero quadrinho e o ensino de variação

Autores

  • Jackson Cícero França Barbosa Universidade Estadual da Paraíba
  • Danielli Cristina de Lima Silva

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2021v17.65182

Resumo

Este relato de experiência apresenta o resultado de uma sequência didática aplicada no 7º ano C da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, em Campina Grande, a qual foi realizada visando o desenvolvimento das competências leitoras dos alunos participantes do processo de intervenção didático-pedagógica, através de atividades de leitura, escrita e análise linguística. Após apresentarmos diversificados gêneros para o trabalho com a leitura dos mesmos, para o bojo das discussões, sugerimos aos alunos a leitura do gênero quadrinho objetivando a possibilidade de envolvimento e reflexão a partir da temática abordada – variação linguística. Levando em consideração que o estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade (MARCUSCHI, 2007), como também que o papel da escola é impedir a reprodução das desigualdades e dos preconceitos (BORTONI-RICARDO, 2004; PCNEF, 1998), baseamos a estratégia teórico-metodológica no papel (e no reconhecimento deste) dos alunos em situações de interação e no desenvolvimento de competências linguístico-discursivas, uma vez que toda abordagem centra-se em diversas possibilidades de exposição oral dos falantes da língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson Cícero França Barbosa, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Linguística (PROLING/UFPB),  Mestre em Linguística pelo mesmo programa. Graduado em Letras Vernáculas pela UFCG. Interessa-se por assuntos relacionados ao Funcionalismo linguístico; Sociolinguística e Dialetologia; Oralidades e Escrituras; e Tradições Discursivas.

Downloads

Publicado

2021-12-18

Como Citar

BARBOSA, J. C. F.; SILVA, D. C. de L. A leitura do gênero quadrinho e o ensino de variação. DLCV, João Pessoa, PB, v. 17, p. e021009, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2021v17.65182. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/65182. Acesso em: 5 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)