A leitura do gênero quadrinho e o ensino de variação

Auteurs

  • Jackson Cícero França Barbosa Universidade Estadual da Paraíba
  • Danielli Cristina de Lima Silva

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2021v17.65182

Résumé

Este relato de experiência apresenta o resultado de uma sequência didática aplicada no 7º ano C da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, em Campina Grande, a qual foi realizada visando o desenvolvimento das competências leitoras dos alunos participantes do processo de intervenção didático-pedagógica, através de atividades de leitura, escrita e análise linguística. Após apresentarmos diversificados gêneros para o trabalho com a leitura dos mesmos, para o bojo das discussões, sugerimos aos alunos a leitura do gênero quadrinho objetivando a possibilidade de envolvimento e reflexão a partir da temática abordada – variação linguística. Levando em consideração que o estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade (MARCUSCHI, 2007), como também que o papel da escola é impedir a reprodução das desigualdades e dos preconceitos (BORTONI-RICARDO, 2004; PCNEF, 1998), baseamos a estratégia teórico-metodológica no papel (e no reconhecimento deste) dos alunos em situações de interação e no desenvolvimento de competências linguístico-discursivas, uma vez que toda abordagem centra-se em diversas possibilidades de exposição oral dos falantes da língua portuguesa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Jackson Cícero França Barbosa, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Linguística (PROLING/UFPB),  Mestre em Linguística pelo mesmo programa. Graduado em Letras Vernáculas pela UFCG. Interessa-se por assuntos relacionados ao Funcionalismo linguístico; Sociolinguística e Dialetologia; Oralidades e Escrituras; e Tradições Discursivas.

Publiée

2021-12-18

Comment citer

BARBOSA, J. C. F.; SILVA, D. C. de L. A leitura do gênero quadrinho e o ensino de variação. DLCV, João Pessoa, PB, v. 17, p. e021009, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2021v17.65182. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/65182. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice