A literatura infantil e a interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65200Resumo
O presente estudo tem como objetivo incentivar as crianças ao hábito de leitura, além de desenvolver suas potencialidades. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica orientada por autores como: Solé (2018), Leffa (1996), Cosson (2021), Lerner (2002), dentre outros, que versam sobre leitura, estratégias de compreensão leitora e interdisciplinaridade. Em seguida, fizemos um breve relato de uma sequência didática interdisciplinar a partir da literatura infantil, desenvolvida em duas turmas do 2° ano do Ensino Fundamental, segunda etapa do Ciclo de Alfabetização, da Escola Municipal Aruanda, pertencente à Rede Municipal de João Pessoa, PB. Os resultados da análise evidenciaram que a prática da leitura oferece incontáveis benefícios às crianças, impactando de forma direta na concentração, raciocínio, compreensão, imaginação, além de contribuir no processo de alfabetização e letramento das crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 DLCV - Língua, Linguística & Literatura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.