A literatura infantil e a interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização

Autores

  • Geruza de Araújo Barreto Reis Universidade Federal da Paraíba
  • Henrique Miguel de Lima Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Marleide Maria Arruda Linhares Isaias Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-9557-1556
  • Ana Maria de Lima Pereira Dantas Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0001-8756-9395

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65200

Resumo

O presente estudo tem como objetivo incentivar as crianças ao hábito de leitura, além de desenvolver suas potencialidades. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica orientada por autores como: Solé (2018), Leffa (1996), Cosson (2021), Lerner (2002), dentre outros, que versam sobre leitura, estratégias de compreensão leitora e interdisciplinaridade. Em seguida, fizemos um breve relato de uma sequência didática interdisciplinar a partir da literatura infantil, desenvolvida em duas turmas do 2° ano do Ensino Fundamental, segunda etapa do Ciclo de Alfabetização, da Escola Municipal Aruanda, pertencente à Rede Municipal de João Pessoa, PB. Os resultados da análise evidenciaram que a prática da leitura oferece incontáveis benefícios às crianças, impactando de forma direta na concentração, raciocínio, compreensão, imaginação, além de contribuir no processo de alfabetização e letramento das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Miguel de Lima Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Letras, Português, Inglês e suas Literaturas pela UPE. Especialista em Linguística Aplicada pela FUNESO, Psicopedagogia clínica e institucional pelo CINTEP, Mestre e Doutor em Linguística pela UFPB. Pós-doutorado em Ensino pela UERN. Docente permanente do PROLING/UFPB, MPLE/UPFB e professor efetivo DLPL/UFPB

Marleide Maria Arruda Linhares Isaias, Universidade Federal da Paraíba

Graduação em Lic. Programa de Português e suas literaturas pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2015), graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual do Ceará (2002), especialista em Psicopedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e mestranda em Linguística e Ensino pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Diretora da Educação Básica da Secretaria da Educação em Morada Nova-Ce e formadora do 1º ano - Secretaria de Educação Básica de Morada Nova - Ce. Tem experiência nas turmas do Ensino Fundamental I e II e na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino.

Ana Maria de Lima Pereira Dantas, Universidade Federal da Paraíba

Licenciatura em Pedagogia pela UFCG, campus V ( 2000 ), especialista em Psicopedagogia _ 2008. FIP,
professora polivalente permanente da Rede Municipal de João Pessoa e aluna especial do Mestrado  profissional em Linguística e Ensino pela UFPB.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

REIS, G. de A. B.; SILVA, H. M. de L.; ISAIAS, M. M. A. L.; DANTAS, A. M. de L. P. A literatura infantil e a interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. DLCV, João Pessoa, PB, v. 18, p. e022005, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65200. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/65200. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)