REFERENCIAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES SOCIAL E DISCURSIVA: UMA ANÁLISE LINGUISTICO-DISCURSIVA DA PARÓDIA SATÍRICA RAP DO PM, DE MARCELO ADNET
Palabras clave:
Paródia. Sátira. Referenciação. Identidade social. Identidade discursiva.Resumen
O presente artigo visa ao estudo linguístico-discursivo da paródia satírica Rap do PM. Entendemos, junto com Ingedre Koch (2007), que a intertextualidade é importante para o processo de leitura da paródia, pois a interpretação desta exige do leitor recorrências a conhecimentos previamente adquiridos para que a leitura seja satisfatoriamente processada. Esse caráter dialógico e interdiscursivo da intertextualidade fica evidente na análise de paródias-satíricas em que, para sua construção, o satirizador se inspira no texto-fonte para a realização das suas críticas. Queremos, assim, entender como nessa paródia constroem-se linguisticamente as críticas que a elas estão subjacentes. Para isso, levaremos em consideração os processos de referenciação e (re)categorização (MONDADA e DUBOIS, 2003) no que se refere à escolha lexical por parte do sujeito e o modo como esses processos ajudam a construir as identidades social e discursiva desse sujeito (CHARAUDEAU, 2009).Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-10-05
Cómo citar
CARDOSO, G. de L. P. REFERENCIAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES SOCIAL E DISCURSIVA: UMA ANÁLISE LINGUISTICO-DISCURSIVA DA PARÓDIA SATÍRICA RAP DO PM, DE MARCELO ADNET. DLCV, João Pessoa, PB, v. 12, n. 2, p. 53–66, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/19985. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2017 DLCV - Língua, Linguística & Literatura
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.