REFERENCIAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES SOCIAL E DISCURSIVA: UMA ANÁLISE LINGUISTICO-DISCURSIVA DA PARÓDIA SATÍRICA RAP DO PM, DE MARCELO ADNET
Mots-clés :
Paródia. Sátira. Referenciação. Identidade social. Identidade discursiva.Résumé
O presente artigo visa ao estudo linguístico-discursivo da paródia satírica Rap do PM. Entendemos, junto com Ingedre Koch (2007), que a intertextualidade é importante para o processo de leitura da paródia, pois a interpretação desta exige do leitor recorrências a conhecimentos previamente adquiridos para que a leitura seja satisfatoriamente processada. Esse caráter dialógico e interdiscursivo da intertextualidade fica evidente na análise de paródias-satíricas em que, para sua construção, o satirizador se inspira no texto-fonte para a realização das suas críticas. Queremos, assim, entender como nessa paródia constroem-se linguisticamente as críticas que a elas estão subjacentes. Para isso, levaremos em consideração os processos de referenciação e (re)categorização (MONDADA e DUBOIS, 2003) no que se refere à escolha lexical por parte do sujeito e o modo como esses processos ajudam a construir as identidades social e discursiva desse sujeito (CHARAUDEAU, 2009).Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2016-10-05
Comment citer
CARDOSO, G. de L. P. REFERENCIAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES SOCIAL E DISCURSIVA: UMA ANÁLISE LINGUISTICO-DISCURSIVA DA PARÓDIA SATÍRICA RAP DO PM, DE MARCELO ADNET. DLCV, João Pessoa, PB, v. 12, n. 2, p. 53–66, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/19985. Acesso em: 22 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
(c) Tous droits réservés DLCV - Língua, Linguística & Literatura 2017
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.