AS CAÇADAS DE PEDRINHO ATRAVÉS DA TEORIA DO EFEITO: O QUE PENSAM AS CRIANÇAS?
Palavras-chave:
Monteiro Lobato. Literatura. Teoria da Recepção.Resumo
A pesquisa discute a recepção das crianças de um texto literário marcado por conotações pejorativas e estereotipadas de raça e etnia. Analisa a visão preconceituosa ou racista formulada pela criança, tendo como mediador de tal construção o texto literário e suas representações pelo efeito causado nas mesmas. O foco incide no autor Monteiro Lobato e questiona sua capacidade de influenciação através de sua narrativa. O corpo argumentativo sustenta-se nas pesquisas de Hans Robert Jauss, Wolfgang Iser, Jean Piaget e Terry Eagleton. A pesquisa identificou através da interpretação dos questionários, a não manifestação de posições discriminatórias no universo elencado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-02-28
Como Citar
MATOS, C. L. AS CAÇADAS DE PEDRINHO ATRAVÉS DA TEORIA DO EFEITO: O QUE PENSAM AS CRIANÇAS?. DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 2, p. 117–128, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/10747. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.