Caracterização do parque estadual marinho de Areia Vermelha, Cabedelo,PB, baseado na diversidade e abundância dos cnidários da classe anthozoa, como subsídio para o zoneamento ecológico econômico

Autores

  • Liliane de Jesus Silva Lourenço
  • Maria Cristina Crispim
  • Christinne Costa Eloy

Palavras-chave:

Recifes de corais, litoral nordestino, turismo sustentável, Plano de Manejo

Resumo

Os recifes de corais possuem a maior diversidade dos mares pois compõem o maior número de espécies de todos os ecossistemas. Há indícios de que eles contribuem com quase 375 bilhões de bens e serviços. O objetivo deste trabalho consiste na caracterização dos zoantídeos, corais escleractíneos e octocorais do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, para que posteriormente esses dados sirvam de subsídio para a construção do Zoneamento Ecológico Econômico e do Plano de manejo da área. Para reconhecimento da diversidade de animais a área foi dividida em 3 quadrantes e foram feitos 5 transectos de 100m em que foram anotados todos os indivíduos encontrados 50cm à direita e à esquerda da linha do transecto, em cada quadrante. Isso deu base para saber a área mais diversa do parque. Como resultado obteve-se que as espécies de corais escleractíneos presentes foram Favia gravida, Porites asteroides e Siderastrea stellata e uma espécie de coral gorgonaceo Muriceopsis sulphurea. Entre os zoantídeos foram encontradas as espécies de Palythoa caribaeorum, Protopalythoa variabilis e Zoanthus sociatus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

LOURENÇO, L. de J. S.; CRISPIM, M. C.; ELOY, C. C. Caracterização do parque estadual marinho de Areia Vermelha, Cabedelo,PB, baseado na diversidade e abundância dos cnidários da classe anthozoa, como subsídio para o zoneamento ecológico econômico. Gaia Scientia, [S. l.], v. 9, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/24077. Acesso em: 28 nov. 2021.

Edição

Seção

Ciências Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>