VISUALIDADE E CULTURA VISUAL EM CONSULTÓRIO PEDIÁTRICO EM JOÃO PESSOA/PB

Autores

  • Lady Polyanna Silva de Arruda UFPB
  • Erinaldo Alves do Nascimento UFPB

Resumo

Esta investigação teve como objetivo analisar as imagens, as cores e os objetos de uma sala de recepção de um consultório de Pediatria e de Obstetrícia em João Pessoa/PB. A atenção centrou-se nas interpretações e nas influências causadas, especialmente, em crianças e mulheres que frequentavam esse ambiente. A fundamentação baseou-se em textos sobre educação infantil, visualidade, cultura visual e em estudos sobre as cores em ambientes hospitalares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso.Entrevistas serviram para coletar dados sobre o perfil dos pacientes mais frequentes e sobre os motivos da decoração da sala de recepção. Observou-se o uso de tons de verde, associado à saúde, e um tom de laranja suave, relacionado à fertilidade. As telas nas paredes exploram temas infantis e femininos. A pesquisa comprova que o consultório também atua como um dispositivo pedagógico, difundindo discursos por meio de imagens, cores e objetos.

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Publicado

2013-12-19

Como Citar

ARRUDA, L. P. S. de; NASCIMENTO, E. A. do. VISUALIDADE E CULTURA VISUAL EM CONSULTÓRIO PEDIÁTRICO EM JOÃO PESSOA/PB. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 163–175, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/17544. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA