INTERNACIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS SALESIANAS (IUS)

Autores

  • Mariluce Bittar Universidade Católica Dom Bosco
  • Jair Marques de Araújo Centro Universitário Salesiano - UNISALESIANO

Resumo

O artigo tem como objeto de pesquisa a análise de constituição da Rede Internacional das Instituições Salesianas de Educação Superior (Rede IUS). O objetivo específico consiste em analisar o documento “Políticas para as IUS”. As políticas construídas acrescentam à identidade das IUS um elemento novo até então: a identidade dessas instituições é caracterizada pela inerência de seu trabalho em Rede que engloba o compartilhamento de uma concepção de educação superior e de metas, projetos e ações para garantir relevância na esfera internacional. Nesse processo há um nexo entre identidade, internacionalização e qualidade institucional. A qualidade é ligada ao processo de gestão. Observa-se uma gama de definições e práticas que se encontram delineadas na nova política global para a educação superior baseada na racionalidade do capital. Alguns conceitos ilustram essa nova cultura: projetos, planos, processos, objetivos, resultados, controle, auditoria e profissionalismo. A assimilação dessa concepção revela que a constituição da Rede IUS faz-se à sombra do pensamento hegemônico internacional para a educação superior que procura uma padronização das instituições e de procedimentos, especialmente em termos de gestão na qual tem papel preponderante a avaliação e o controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariluce Bittar, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora e pós-doutora em Educação. Professora da Universidade Católica Dom Bosco. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior (GEPPES-UCDB). Vice-coordenadora do GT Política de Educação Superior da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPEd). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Jair Marques de Araújo, Centro Universitário Salesiano - UNISALESIANO

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Reitor do Centro Universitário Salesiano (UNISALESIANO). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior – GEPPES/UCDB.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

BITTAR, M.; ARAÚJO, J. M. de. INTERNACIONALIZAÇÃO E IDENTIDADE DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS SALESIANAS (IUS). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 103–121, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/17781. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO