A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBA

Autores

  • Geovânia da Silva Toscano Programa de Ciências Humanas e Sociais/UERN.
  • Alcides Leão Santos Júnior Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Resumo

Discute-se um panorama histórico sobre algumas funções da Universidade moderna, privilegia-se o contexto brasileiro. Procura-se apontar experiências localizadas em IES nordestinas que buscaram alternativas as crises vivenciadas pelas universidades modernas, conforme analisa Boaventura Santos (1995, 2004). Aponta-se que as experiências desenvolvidas na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Atividade Curricular em Comunidade (ACC), e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Programa Saúde e Cidadania (SACI), podem ser apontadas enquanto proposta de gestão acadêmica para a formação dos estudantes, pois ambas se alicerçam na ideia de uma reforma da Universidade, articulada com uma reforma do pensamento que pode criar alternativas de construção de saberes que foram fragmentados pelo distanciamento entre Universidade e setores da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovânia da Silva Toscano, Programa de Ciências Humanas e Sociais/UERN.

Cientista Social, Doutora em Ciências Sociais/UFRN, professora do Programa de Ciências Humanas e Sociais/UERN. Professora do Departamento de Ciências Sociais/UFPB.

Alcides Leão Santos Júnior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Pedagogo, Mestre em Ciências Sociais (UFRN), Doutorando em Educação (UFBA), professor da área de Fundamentos da Educação, do Curso de Enfermagem, do Campus do Seridó, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

TOSCANO, G. da S.; SANTOS JÚNIOR, A. L. A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E GESTÃO ACADÊMICA NO ENSINO PÚBLICO: EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS NA UFRN E NA UFBA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 171–190, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/17789. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA