FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL

Autores

  • taniamara vizzotto chaves Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcia Morschbacher Universidade Federal da Bahia
  • Eduardo Adolfo Terrazzan Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória realizada em produções Acadêmico Cientificas do Brasil desta última década, que teve como objetivo investigar como a Formação Pedagógica, responsável pela preparação para a Docência, em Cursos de Licenciatura, tem sido apresentada, concebida e organizada. Os resultados da pesquisa sinalizam que a Formação Pedagógica tem acontecido de forma desarticulada com a formação para a Área Disciplinar e, para a existência de uma histórica dicotomia entre a Formação Pedagógica e formação relativa à Área Disciplinar. Apesar disso, reconhece-se a insuficiência da formação relativa à Área Disciplinar para garantir uma adequada formação dos professores e a importância da Formação Pedagógica para a docência. A departamentalização das Universidades e a falta de espaços para dialogo entre os formadores de professores pode ser um fator significativo para a permanência da desarticulação entre as áreas de formação. A separação entre as áreas Pedagógica e Disciplinar tem se mostrado como fator preponderante para a manutenção e latência do modelo 3+1 nos Cursos de Licenciatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, Governo Federal, 1996.

DIAS-DA-SILVA, M. H. G. F. Política de formação de professores no Brasil: as ciladas da reestruturação das licenciaturas. In: Perspectiva. v. 23, n. 02, p. 381-406, 2005.

DINIZ, Julio Emílio. Formação de professores – pesquisa, representações e poder. Belo Horizonte/BR: Autêntica, 2000.

GATTI, B. A.; NUNES, Marina Muniz Rosa. Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. São Paulo: FCC, 2009.

MOREIRA, Plinio Cavalcanti. 3+1 e suas (In)Variantes (Reflexões sobre as possibilidades de uma nova estrutura curricular na Licenciatura em Matemática). In: Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 44, p. 1137-1150. 2012

PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. In: FAZENDA, I. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas-SP: Editora Papirus, 1998. p. 161-178.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

SHULMAN, Lee S. Knowledge and Teaching: Foundations of the New Reform. In: Harvard Educational Review, Cambridge, v.57, n.1, p.1-22, 1987.

SHULMAN, Lee S. Those who Understand: Knowledge growth in teaching. In: Educational Researcher, v.15, n.2, p.4-14. Cambridge/US: American Educational Research Association. 1986.

Downloads

Publicado

2014-07-31

Como Citar

CHAVES, taniamara vizzotto; MORSCHBACHER, M.; TERRAZZAN, E. A. FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO BRASIL. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 117–128, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/18200. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA