OLHAR DA COMPLEXIDADE SOBRE A EDUCAÇÃO E A PESQUISA FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO

Autores

  • Leociléa Aparecida Vieira PUCSP
  • Siderly do Carmo Dahle de Almeida
  • Airton Neubauer Filho

Resumo

O texto analisa o papel da educação frente às tecnologias da informação e da comunicação no contexto da complexidade. Ressalta que a sociedade atual, altamente industrializada, caracterizada pelo desenvolvimento científico, tecnológico e informacional, globalização da economia e das finanças, aliados à crescente produção de informações obriga que os sujeitos desenvolvam e aperfeiçoem suas habilidades, para que possam buscar e empregar essas informações de forma crítica e criativa.  Assim, a educação deve preocupar-se em fazer o indivíduo compreender o mundo que o cerca, despertando sua curiosidade intelectual e estimulando seu senso crítico para que possa interferir no meio em que vive, sentindo-se parte dele. Isso implica a proposição de objetivos de ensino articulados às necessidades sociais, tais como o desenvolvimento das capacidades de comunicação, cognitivas, técnico-operacionais e de comportamento social.

 

Palavras-chave: Complexidade. Tecnologias da informação e da comunicação. Transdisciplinaridade.

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Biografia do Autor

Leociléa Aparecida Vieira, PUCSP

Mestre em Educação (PUCPR) e Doutoranda em Educação: Currículo (PUCSP)

Siderly do Carmo Dahle de Almeida

Mestre em Educação (PUCPR) e Doutoranda em Educação: Currículo (PUCSP)

Airton Neubauer Filho

Professor de Graduação do Centro Universitário Campos de Andrade e da Pós-graduação no IBPEX.. Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia. E-mail: airtonneubauer@hotmail.com

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Publicado

2014-08-31

Como Citar

VIEIRA, L. A.; ALMEIDA, S. do C. D. de; FILHO, A. N. OLHAR DA COMPLEXIDADE SOBRE A EDUCAÇÃO E A PESQUISA FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 56–69, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/20432. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO