DOCÊNCIA E HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DOS PERFIS DE EDUCADORES DE DUAS ESCOLAS DE SANTA RITA-PB
Resumo
Apresentam-se os resultados de um estudo cujo objetivo foi o de identificar e analisar os perfis de educadores de duas escolas da rede municipal de Santa Rita-PB em habilidades sociais. Para a consecução dessa meta, utilizou-se o Inventário de Habilidades Sociais-Del-Prette, que permitiu aferir o repertório dos educadores participantes. Os resultados obtidos com esse instrumento demonstraram carência de habilidades sociais relevantes para a docência, como “pedir mudança de conduta”, “lidar com críticas”, “elogiar outrem”, “falar a público conhecido”, “lidar com chacotas”, dentre outras. Sendo as habilidades sociais um dos elementos da competência inter-relacional, condição para intervenções pedagógicas apropriadas à gestão da violência na escola, concluiu-se que o professorado participante necessitava de treinamento nesse domínio, o que se efetivou através de um projeto de extensão decorrente da pesquisa em que se insere este estudo.
Palavras-chaves: Habilidades sociais. IHS-Del-Prette. Formação de educadores.
Downloads
Referências
ANDRADE, F.C. B. Ser uma lição permanente: psicodinâmica da competencia inter-relacional do (a) educador (a) na gestão de conflitos e na prevenção da violencia na escola. 2007a. 220 f. Tese (Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007a.
_____. Competência para fazer face à violência: definindo a competência do (a) educador (a) no manejo da violência na escola. Olhar de professor. v. 10, n. 1,p. 209-229, 2007b.
BANDEIRA, M. et al. Comportamentos problemáticos em estudantes do ensino fundamental: características da ocorrência e relação com habilidades sociais e dificuldade de aprendizagem. Estudos da psicologia, v.11, n 2, p.199-208, 2006.
DEL PRETTE, Zilda; DEL PRETTE, Almir. Inventário de habilidades sociais-del-prette. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.
_____. Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).