EDUCAÇÃO DO CAMPO SEMIÁRIDO: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DO CURRÍCULO CONTEXTUALIZADO
Resumo
O presente texto discute a Educação do Campo como um paradigma de Educação que vem se constituindo desde as experiências educativas escolares e não escolares protagonizadas pelos povos do campo. Trata-se de uma reflexão sobre o currículo da Educação do Campo semiárido na perspectiva da contextualização. Este texto é um início de conversa! É reconhecido o vasto aporte teórico que vem sendo construído nesta área ao longo dos últimos doze anos. O que aqui se coloca em foco é a dimensão política da contextualização do currículo tendo como referência elementos históricos da educação brasileira e a compreensão da Educação do campo enquanto paradigma de educação. A educação do campo é uma proposta e prática pedagógica que se constrói opondo-se frontalmente a uma lógica de ocupação e produção do/no campo que invisibiliza seus sujeitos e suas formas diversas, variadas e históricas de ocupação e produção.
Palavras-chaves: Educação do campo. Semiárido. Currículo contextualizado
Downloads
Referências
BATISTA, M. S. X. O campo como território de conflitos, de lutas sociais e movimentos populares, de Maria do Socorro Xavier Batista. In: ______; SCOCUGLIA, A. C.; JEZINE, E. (Orgs.). Educação popular e movimentos Sociais. João Pessoa: Ed. Universitária, 2006.
BRASIL. Documento da II Conferência Nacional. Por uma Educação do Campo. [S.l.; s.n.], [19--?].
CALDART, R. S. Elementos para construção do Projeto Político-Pedagógico da Educação do Campo. In: ______. (Org.). Por Uma Educação do Campo: identidade e políticas. Brasília: [s.n.], 2002. v.4.
CARDOSO, T. F. L. As Aulas Régias no Brasil. In: ______. STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. [S.l.; s.n.], 2002. v. I: séculos XVI-XVIII.
FERNANDES, B. M.; MOLINA, M. C. O campo da Educação do Campo. In: ______. CALDART, R. S. (Orgs.). Por uma educação do campo: identidade e políticas, Brasília: [s.n.], 2002. v.4.
MACHADO, M. C. G. O Decreto de Leôncio de Carvalho e os pareceres de Rui Barbosa em Debate: a criação da escola para o povo no Brasil no século XIX. In: ______. STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (Orgs). Histórias e memórias da educação no Brasil. [S.l.; s.n.], [19--?]. v. I: séculos XVI-XVIII.
MARTINS, J. Anotações em torno do conceito de Educação para Convivência com o Semi-Árido. In: Educação para a convivência com o Semi-Árido Brasileiro: reflexões teórico-práticas. Juazeiro, BA: RESAB, 2004.
MENEZES, Ana Célia e ARAÚJO, Lucineide Martins. Currículo, Contextualização e complexidade. In: ______. Rede de Educação do semi-árido Brasileiro. Caderno multidisciplinar educação e contexto do semi-árido brasileiro, Ano 2, 2004.
PAIVA, J. M. Educação Jesuítica no Brasil Colonial. [S.l.; s.n.], [19--?].
PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo: colônia. São Paulo: Brasiliense, 2000. (Grandes Nomes do Pensamento Brasileiro)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).