FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES NA UNIPAMPA: RELATO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO DISTRITO DE PALMAS DA CIDADE DE BAGÉ-RS

Autores

  • Dulce Mari da Silva Voss Universidade Federal do Pampa.
  • Aline Bagetti Universidade Federal do Pampa.

Resumo

O presente trabalho registra o percurso de uma experiência pedagógica vivenciada na comunidade quilombola do distrito de Palmas da cidade de Bajé/Rs. Aponta a relevância da extensão como via de formação do educador, empreendido pela UNIPAMPA, confirmando a prática extensionista como uma estratégia acadêmica de articular a Universidade à sociedade civil, numa perspectiva crítica e libertária.

Palavras-chave: Prática pedagógica. Comunidade quilombola. Extensão universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulce Mari da Silva Voss, Universidade Federal do Pampa.

Professora da Universidade Federal do Pampa. Mestre em Educação. E-mail: dulce.voss@gmail.com

Aline Bagetti, Universidade Federal do Pampa.

Professora da Universidade Federal do Pampa. Mestre em Educação/UFSM.

Referências

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica. Resolução 01/2002. Brasília, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.18 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

FREITAS, H. C. L. Certificação docente e formação do educador: regulação e desprofissionalização. Educação e sociedade. v. 24, n. 85, dez. 2003.

NÓVOA, A. Os professores e sua formação. 2. ed. Portugal: Dom Quixote, 1995.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. 2. ed. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1993.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

VOSS, D. M.S.; MARCHIORO, D. F. Z.; NEDEL, D. L. et al. A Unipampa no contexto atual da Educação Superior. Revista avaliação, Campinas, SP. v. 12, n. 4, dez. 2007.

RUBERT, R. Comunidades negras rurais do RS: Um levantamento socioantropológico preliminar. Porto Alegre: Secretaria de Agricultura e abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul/RS RURAL; Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, 2005.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

VOSS, D. M. da S.; BAGETTI, A. FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES NA UNIPAMPA: RELATO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO DISTRITO DE PALMAS DA CIDADE DE BAGÉ-RS. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 265–272, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/20445. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA