ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Nelson Antunes de Moura UNEMAT
  • Juciley Benedita da Silva Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica - CEFAPRO/Pólo de Tangará da Serra-MT.
  • Eurico Cabreira dos Santos Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica

Resumo

A ilustração científica interliga as Artes às Ciências. No ensino formal a utilização de práticas ilustrativas é muito pouco utilizada pelos professores para o ensino dos conteúdos de Ciências e Biologia. A adoção de metodologias diferenciadas é uma prática que deve ser incentivada desde os primeiros anos de formação do licenciando, uma vez que, à medida que novas estratégias didáticas se mostram eficientes, o emprego dessas práticas em sala de aula poderá ser dada por professores mais seguros e confiantes. Neste trabalho, o ensino de conteúdos de biologia, especificamente sobre biodiversidade, foi adotado em espaços de ensino formal (sala de aula) e não formal (Unidades de Conservação). Em sala de aula foram realizados cursos de ilustração botânica e ilustração zoológica para acadêmicos de Zootecnia e Ciências Biológicas em Pontes e Lacerda e Tangará da Serra, respectivamente. Duas Unidades de Conservação: Parque Municipal Ilton Ferreira Coutinho e Estação Ecológica Serra das Araras foram os espaços usados pelos acadêmicos de Ciências Biológicas para a prática da ilustração de folhas de espécies da flora local através da técnica do decalque. Por estas práticas, os acadêmicos puderam desenvolver algumas das técnicas da ilustração científica, tais como o decalque, o desenho através da observação direta e a representação através do grafitismo e pontilhismo, a pintura com lápis de cor aquarelável e com uso de tinta guache. Foram produzidas ilustrações da fauna e flora regional, os quais compõem materiais didáticos ilustrações que servirão de apoio às aulas de Ciências e Biologia. Com o uso dessa estratégia de ensino, os conteúdos foram trabalhados de forma diferenciada e lúdica, mostrando muito eficientes para o processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino. Ilustração botânica. Ilustração zoológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Antunes de Moura, UNEMAT

Campus Universitário de Tangará da Serra

Departamento de Ciências Biológicas

Juciley Benedita da Silva, Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica - CEFAPRO/Pólo de Tangará da Serra-MT.

Professora Formadora da Alfabetização do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica - CEFAPRO/Pólo de Tangará da Serra-MT.

Eurico Cabreira dos Santos, Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica

Professor Formador em Ciências Naturais do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica - CEFAPRO/Pólo de Cáceres-MT.

Referências

ALVES PEREIRA, R.M. Gabinetes de Curiosidades e os primórdios da Ilustração Científica. In: II Encontro de História da Arte – IFCH / UNICAMP, 2006, p. 407-413.

FERRARA, L. D’A. Leitura sem palavras. São Paulo: Ática, 2001. 72 p. (Série Princípios).

MOURA, N. A. de; SANTOS, E. C. dos; SILVA, J. B. da; ALES, J. V. Aplicações da ilustração científica no ensino de ciências e biologia no ensino fundamental e em cursos de graduação do Estado de Mato Grosso. Rev. Mirante, 1. ed. V. II. 2014.

______. Catálogo da Fauna e Flora ilustrada: uma experiência didática com professores e alunos do ensino fundamental, médio e superior. 1. ed. Editora Sanches Ltda. 2014.

OLIVEIRA, R. L. de, CONDURU, R.: Nas frestas entre a ciência e a arte: uma série de ilustrações de barbeiros do Instituto Oswaldo Cruz. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, vol. 11(2): 335-84, maio-ago. 2004.

RAMOS, E. G. A Biodiversidade Brasileira: Análise de imagens do livro didático de biologia adotado pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Roma. João Pessoa-PB. (Monografia da graduação). 2013.

SANTOS, R.R. dos; RIGOLIN, C.C.D. Interação entre ciência e arte na divulgação científica: proposta de uma agenda de pesquisa. Revista do Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura, v. 1, out., p. 183-193, 2012.

SILVA, P.G.P. da; CAVASSAN, O. Avaliação das aulas práticas de botânica em ecossistemas naturais considerando-se os desenhos dos alunos e os aspectos morfológicos e cognitivos envolvidos. Mimesis, Bauru, v. 27, n. 2, p. 33-46, 2006.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

MOURA, N. A. de; SILVA, J. B. da; SANTOS, E. C. dos. ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, p. 194–204, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/20714. Acesso em: 28 set. 2021.