O CARÁTER FORMATIVO DA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA COMO REINVENÇÃO DOS CONCEITOS FILOSÓFICOS EM GUILLERMO OBIOLS

Autores

  • Lélio Favacho Braga Universidade Nove de Julho

Resumo

A presente abordagem versa sobre os pressupostos que norteiam e influenciam o processo de ensino e aprendizagem de Filosofia a partir do pensamento de Guillermo Obiols. O autor observa que o ensino de Filosofia deve contemplar a integralidade de suas teorias, dos seus pressupostos, pois é impossível filosofar sem as ferramentas da Filosofia. O método das aulas deve seguir as características de construção da forma filosófica de conhecimento, por meio de temas que gerem questionamentos. É necessário o exercício da prática epistêmica no ensino dessa disciplina, articulando os conteúdos estabelecidos em sua matriz curricular. O estudo mostrou que é importante não só apreender os pressupostos dos textos de Filosofia, mas também reinventá-los na compreensão basilar de seu ensino, do caráter informativo e do formativo por meio de seus próprios conceitos.

Palavras-chave: Guillermo Obiols. Ensino. Formação. Filosofia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lélio Favacho Braga, Universidade Nove de Julho

Doutorando em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Filosofia e Formação Humana pela Universidade Nove de Julho-UNINOVE/SP. Mestre em Ciência Política, na Linha de Pesquisa Fundamentos da Teoria Política e Métodos pela Universidade Federal do Pará/UFPA. Especialista em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Pará/UFPA. Graduado em Filosofia - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Pará/UFPA. Docente da Secretaria de Estado de Educação do Pará, na cadeira de Filosofia.

 

 

Referências

GALLO, S.; KOHAN, W. O. Crítica de alguns lugares-comuns ao se pensar a Filosofia no ensino médio. In: GALLO S. e KOHAN W. O. (Org.). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2000.

KANT, I. Crítica da razão pura. 2. ed. São Paulo: Abril, 1983. (Coleção “Os Pensadores”).

OBIOLS, Guillermo A. O ensino de Filosofia na Argentina: apresentação, problemas e perspectivas. In: GALLO, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio. (Orgs.). Filosofia do ensino de Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003.

______. Uma introdução ao ensino de Filosofia. Ijuí: Unijuí, 2002.

SEVERINO, Antônio J. O ensino da Filosofia: historicidade do conhecimento e construtividade da aprendizagem. In: GALLO, Sílvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio (Orgs.). Filosofia do ensino da Filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

Downloads

Publicado

2015-06-06

Como Citar

BRAGA, L. F. O CARÁTER FORMATIVO DA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA COMO REINVENÇÃO DOS CONCEITOS FILOSÓFICOS EM GUILLERMO OBIOLS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 32–39, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/21560. Acesso em: 28 set. 2021.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)