OS CONTEXTOS FORMATIVOS E A TESSITURA DE SABERES NO COTIDIANO DE PROFESSORAS INICIANTES
Resumo
O presente estudo, fruto da dissertação de Mestrado em Educação do autor, foi realizado com três professoras iniciantes que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental numa escola da rede pública municipal de Caxias - MA. O método de investigação utilizado foram as conversas, que foram gravadas em um aparelho de áudio, entrelaçando-se com observações registradas num diário de pesquisa. Apresenta como objetivo compreender como as professoras iniciantes aprendem os saberes da prática pedagógica e quais as suas implicações na atuação profissional. Como perspectiva teórico-epistemológica, foi adotada a técnica dos Estudos do Cotidiano, que busca desinvisibilizar as práticas e os saberes como são realizados, sem a presença de determinismos apriorísticos e estanques. As narrativas das professoras pesquisadas, compreendidas à luz da Epistemologia da Complexidade não cartesiana, revelaram que os saberes que elas assimilam se dão em múltiplos contextos e se materializam em suas práticas pedagógicas cotidianas, viabilizando o processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Professoras iniciantes. Saberes docentes. Cotidiano escolar.
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