OS EXERCÍCIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DESTINADOS AO ENSINO PRIMÁRIO NO BRASIL (DOS ANOS DE 1880 AOS ANOS DE 1930)

Autores

  • Joseane Abílio de Sousa Ferreira Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Adailza Martins de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Compreendendo a importância de discutir e registrar, entre as tramas do processo de escolarização, os exercícios como uma das formas de organização dos métodos de ensino, é que estamos desenvolvendo esta pesquisa de doutorado em História da Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. O interesse por essa temática nasceu desde muito cedo na caminhada acadêmica, já nas primeiras leituras e questionamentos, que embora ainda muito rasas, levaram-nos a indicações sobre os exercícios e suas funções no processo de aprendizagem e na história das disciplinas escolares, de modo particular, na história da disciplina escolar Geografia. Com base nas nossas leituras, observamos que as pesquisas acerca da circulação de livros escolares e outros impressos têm crescido no campo da História da Educação. Entre os pesquisadores tem sido cada vez mais recorrente pensar os impressos como fontes ou objetos que podem fornecer pistas das primeiras iniciativas do processo de escolarização, sobre os métodos, as disciplinas escolares e sobre a cultura escolar. Neste ensaio de pesquisa apresentamos as primeiras aproximações com o nosso objeto de estudo, os passos iniciais para construção do nosso argumento de tese, e também, as bases conceituais para discutir e argumentar nossa proposta de tese em andamento.

Palavras-chave: História da Educação. Geografia. Exercícios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseane Abílio de Sousa Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba, com Habilitação em Supervisão e Orientação educacional; Mestre em Educação, na linha de História da Educação pelo Programa de Pós -Graduação em Educação, na Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPB e professora orientadora da Universidade Federal da Paraíba-UFPB/UAB do curso de Pedagogia. Também é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ciência, Educação e Sociedade ( GPCES) do Centro de Educação da UFPB. Tem publicações na área da Educação direcionadas para as seguintes temáticas: Livro didático, exercícios, cultura escolar e disciplina escolar.

Maria Adailza Martins de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2004), Mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo (1998) e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1985). Professora Associada I do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFPB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPB. Bolsista Sênior Capes, com projeto de pesquisa sendo desenvolvido na Universidade de Lisboa - UL, portugal. Autora de Livros Didáticos de Geografia do Ensino Fundamental e Médio. Coordenadora da área de Geografia do Projeto Educação e Memória: Organização de Acervos de Livros Didáticos" da Faculdade de Educação - USP. Membro do Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPQ, "Ciência Educação e Sociedade", do Centro de Educação da UFPB. Experiência na área de Educação, com destaque para História da Disciplina Escolar Geografia, com pesquisas sobre ensino, livros didáticos e formação de professor, assim como também sobre metodologia do ensino de Geografia com destaque para estudo do meio, práticas escolares e interdisciplinaridade.

Referências

ALVES, Cláudia Costa. Os resumos das comunicações e as possibilidades esboçadas no II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. In: CATANI, Denice, SOUZA, Cynthia Pereira de (orgs.). Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente. São Paulo: 1998.

BENCOSTA, Marcus Levy Albino. A cultura escolar na historiografia da educação brasileira: Alcanças e limites de um conceito. In: VIEIRA, Carlos Eduardo, FELGUEIRAS, Margarida Louro (orgs.). Cultura escolar, migrações e cidadania. Porto: Sociedade Portuguesa de História da Educação, 2010.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e conhecimentos históricos: Uma história do saber escolar. Tese de Doutorado, Departamento de História, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 1993.

______. Autores e editores de compêndios e livros de leitura (1810-1910). Educação e Pesquisa. São Paulo, v.30, n.3, p. 475-491, set./dez. 2004b.

BONATO, Nailda Marinho da Costa. Vozes de professores: a revista O ENSINO PRIMÁRIO (1884-1885). In. Anais do VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Vitória: SBHE; UFES, de 16 a 19 de maio de 2011.

CARVALHO, Delgado de. Metodologia do ensino geográfico - Introdução aos estudo de Geografia Moderna. Petrópolis: Tipografia das “Vozes de Petrópolis”, 1925.

CATANI, D. Bárbara. e FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historigrafia divulgadas no GT História da Educaçào da ANPEd (1985-2000). Revista Brasileira de Educação, 19, 113-128, jan/Abr. 2002.

CORRÊA, Rosa Lídia Teixeira e VALDEMARIN, Vera Tereza. In: O livro escolar como fonte de pesquisa em História da Educação. Cadernos CEDES 52, Cultura escolar: História, práticas e representações. São Paulo: 2000.

. O livro escolar como fonte de pesquisa em História da Educação. Cadernos CEDES. Ano 20, n. 52, p. 11-24, São Paulo: nov. 2000.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

______. As muitas faces da História: nove entrevistas. São Paulo: UNESP, 2000.

GONDRA, José Gonçalves. Historiografia da educação, seus balanços e saberes: A ultrapassagem como problema. Conferência proferida na mesa redonda no IV Congresso Brasileiro de História da Educação, realizado na Universidade Católica de Goiânia, 2006.

HÉBRARD, Jean. “Três figuras de jovens leitores: alfabetização e escolarização do ponto de vista da história cultural.” In: Leitura, História e História da leitura. Maŕcia Abreu (org.). Campinas: Mercado de Letras - ALB, São Paulo: FAPESP, 1999.

ISLER. B. A Geografia e os Estudos Sociais. Tese de doutorado. Presidente Prudente: UNESP, 1973.

LUCA, Tania Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: Fontes históricas. Carla Bassanezi Pinsky (Org). São Paulo: Contexto, 2012.

SAVIANI, Dermeval. O debate teórico e metodológico no campo da história e sua importância para a pesquisa educacional. In: SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José C.; SANFELICE, José L. (Orgs.) História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas:Autores Associados/HISTEDBR, 1998, p. 7-15.

SOUZA, Rosa Fátima de. Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil. Cadernos Cedes, Ano XX, nº 51, novembro /2000.

. A organização pedagógica da escola primária no Brasil: do modo individual, mútuo, simultâneo e misto à escola graduada (1827-1893). In: Práticas escolares e processos educativos: currículo, disciplinas e instituições escolares (séculos XIX e XX). Orgs. Wesnceslau Gonçalves Neto, Maria Elibabeth Blank Miguel, Amarílio Ferreira Neto (organização). Vitória, Espírito Santo: 2011.

VALDEMARIN. Vera Teresa. O método intuitivo: os sentidos como janelas e portas que se abrem para o mundo interpretado. In: O legado educacional do século XIX. et al. SAVIANI, Demerval, Jane Soares de Almeida, Rosa Fátima de Souza e Vera Tereza Valdemarin (orgs.). Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

. História dos métodos e materiais de ensino: a escola nova e seus modos de uso. São Paulo: Cortez, 2010.

VIDAL, Diana Gonçalves. Cultura e prática escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. In: SOUZA, Rosa Fátima de e VALDEMARIN, Vera Tereza (orgs.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa.Campinas – SP: Autores Associados, 2005.

VLACH, Vania Rubia Farias. A propósito do ensino de geografia: em questão, o nacionalismo patriótico. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 1988, 206p.

FONTES:

Livros didáticos

ALI IDA, Manuel Said Compendio de Geographia elementar [s/ed.]. Rio de Janeiro: Laemmert & C. Editores, 1905. 161 p.

BRASIL, Thomaz Pompêo de Souza. Elementos de Geographia. Offerecidos à mocidade cearense. 1ª ed. Fortaleza: Typographia de Paiva e Companhia, 1851. 284 p.

___________. Compendio elementar de geographia geral e especial do Brasil. 5ª ed. Rio de Janeiro: Typographia Universal de Laemmert, 1869. 556 p.

CARVALHO, Carlos M. Delgado de. Geographia do Brasil. Tomo I. Geografia Geral. Rio de Janeiro: Impressões Artísticas/ Empresa Foto-Mecânica do Brasil, 1913.

COUTINHO, Tancredo Leite do Amaral. Geographia elementar, adoptada ás escolas publicas primarias. 8ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1904. 213 p.

F.T.D. Novo manual de Geographia: para uso das escolas primárias. Curso elementar. 1ª ed. São Paulo: F.T.D., 1907. 48 p.

GAULTIER, Abbade. Lições de Geographia. 2ª ed. Paris: Em casa de Vª J. – P. Aillaud, Guillard E Cª, 1855.

___________. Lições de Geographia. 3ª ed. Paris: Em casa de Vª J. – P. Aillaud, Guillard E Cª, 1878.

LACERDA, Joaquim Maria de. Pequena Geographia da infância: composta para uso das escolas primárias. 2ª ed. Rio de Janeiro: B. L. Garnier, 1880. 96 p.

___________. Pequena Geographia da infância: composta para uso das escolas primárias. [s/ed.]. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1913. 116 p.

PEREIRA, Jeronimo Sodré. Compendio de Geographia elementar: especialmente do Brazil. 2ª ed. Bahia: Lopes da Silva Lima & Amaral; Typ. Dous Mundos. 1884.420 p.

PEREIRA, José Saturnino da Costa. Compendio de Geographia elementar, para uso das escolas brasileiras. 1ª ed. Rio de Janeiro: Typ. de R. Ogier,1836.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

FERREIRA, J. A. de S.; ALBUQUERQUE, M. A. M. de. OS EXERCÍCIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DESTINADOS AO ENSINO PRIMÁRIO NO BRASIL (DOS ANOS DE 1880 AOS ANOS DE 1930). Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 152–166, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/25899. Acesso em: 28 jan. 2022.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS/PESQUISAS EM ANDAMENTO