A REVISTA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: VOZ DE SANTA TERESA (1957-1967)
Resumo
O artigo traz um debate sobre o periódico noticioso católico, Voz de Santa Teresa, publicado nos anos de 1957 a 1960, como parte do cotidiano educacional dos colégios dirigidos pela Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus em vários estados do Brasil. A citada Congregação foi criada no ano de 1923, na cidade do Crato, no Ceará, com o objetivo de gerir a primeira escola de educação feminina e implantar o curso normal no Cariri cearense, fundado conjuntamente com ela, o Colégio Santa Teresa de Jesus. Ambas as instituições, Congregação e Colégio, surgiram pela iniciativa do então primeiro bispo da diocese cratense, D. Quintino de Oliveira e Silva. Quando foi criado o periódico Voz de Santa Teresa, na década de 1950, a Congregação já havia multiplicado suas ações atuando em colégios e outras instituições ligadas à saúde e à assistência social em outros estados da federação nacional. Ancorado nos preceitos da nova história cultural, esse artigo, toma o citado periódico Voz de Santa Teresa, como objeto e fonte de pesquisa, compreendendo-o como um suporte de produção de sentidos em circulação social. Interessa, pois, perscrutar, nos números impressos, o ideário pedagógico veiculado e as representações, os projetos e as práticas educativas neles inscritos. O texto, inicialmente, traz um pouco da história da instituição e sua relação com a imprensa; depois, apresenta a análise de três números do periódico Voz de Santa Teresa: o primeiro que, inicialmente, circulava em formato de jornal; o de número 08, que assumiu um novo formato de texto, e a sua última edição.
Palavras-chave: Educação. Revista. Práticas educativas.
Downloads
Referências
AÇÃO. 14 out. 1948. Edição especial.
VOZ DE SANTA TERESA, nº 1, out. 1957.
VOZ DE SANTA TERESA, nº 8, jul. 1959.
VOZ DE SANTA TERESA, nº 33-34, dez.1966; jan. 1967.
AUGUSTO, Mons. Raimundo. Histórico da Diocese do Crato: Jubileu de Diamante da Diocese. Crato, CE: [s.n.], 1988.
BASTOS, Maria Helena Câmara; LEMOS, Elizandra Ambrósio. Uma iconografia da Cultura Escolar. As capas da Revista do Ensino/RS (1951-1978). In: SCHELBAUER, Analete Regina; ARAUJO, José Carlos Souza. (Orgs.). História da educação pela imprensa. Campinas, SP: Alínea, 2007. p. 177-215.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os Séculos XIV e XVIII. Tradução Mary Del Priore. Brasília: Ed. da UNB, 1999. (Coleção Tempos).
FERNANDES, Ana Lúcia Cunha. O impresso e a circulação de saberes pedagógicos: apontamentos sobre a imprensa pedagógica na história da educação. In: MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Melo; XAVIER, Libânia Nacif. (Orgs.). Impressos e história da educação: usos e destinos. Rio de Janeiro: Letras, 2008. p. 15-29.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.
FREINET, Célestin. Para uma escola do povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. Tradução Eduardo Brandão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Psicologia e Pedagogia).
VIEIRA, Carlos Eduardo. Jornal diário como fonte e como tema para a pesquisa em História da Educação: um estudo da relação entre imprensa, intelectuais e modernidade nos anos de 1920. In: OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. Cinco estudos em História e Historiografia da Educação. Belo Horizonte: Autêntico, 2007. p. 11-40.
FIGURAS
Ilustração 1- Primeira página da Revista Voz de Santa Teresa em formato de jornal. Fonte: Revista Voz de Santa Teresa, n. 1, out. 1957, p. 1.
Ilustração 2 - Capas (inicial e final) da Revista Voz de Santa Teresa, quando passou a ser impressa em formato de revista n. 8, jul. 1959, capas. Fonte: Revista Voz de Santa Teresa, n. 8, jul. 1959.
Ilustração 3 - Capas inicial e final da Revista Voz de Santa Teresa, nºs. 33 - 34, dez. 1966; jan. 1967. Fonte: Revista Voz de Santa Teresa, nºs. 33 - 34, dez. 1966; jan. 1967.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).