DEUS E AS ESCOLAS NAS RUAS: A IMPRENSA PARAIBANA E AS MARCHAS PELA ‘REVOLUÇÃO VITORIOSA’ NAS CIDADES DA PARAÍBA - 1964
Resumo
Este artigo discute, com base em periódicos paraibanos, sobre o envolvimento das escolas no movimento intitulado ‘Marcha com Deus pela Liberdade’, que aconteceu entre os meses de abril e junho de 1964, nas diversas cidades da Paraíba, para comemorar expressivamente a “Revolução vitoriosa” que depôs o Presidente João Goulart. Nosso objetivo consistiu em mostrar que o discurso religioso contra o comunismo foi o principal fio condutor para aglutinar pessoas e instituições educacionais nessas comemorações, assim como o apoio e a “solidariedade” dados ao governador Pedro Gondim, que era alvo de vigilância do Regime Militar e utilizava esses momentos como estratégia para manter e legitimar seu cargo no executivo paraibano.
Palavras-chave: Imprensa. Marcha com Deus pela Liberdade. Escolas.
Downloads
Referências
ALVES, Márcio Moreira. A igreja e a política no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1979.
ARAÚJO, Railane Martins. O Governo de Pedro Gondim e o teatro de poder na Paraíba: imprensa, imaginário e representações (1958-1965). 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.
BALANDIER, Georges. O poder em cena. [Brasília]: Editora Universidade de Brasília, 1982.
BITTENCOURT, Circe. As ‘tradições nacionais’ e o ritual das festas cívicas. In: PINSKY, J. NADAI, E. et al. O ensino de História e a criação do fato. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1992. p. 43 – 73.
CAPELATO, Maria Helena Rolim. A imprensa na história do Brasil. São Paulo: Contexto: EDUSP, 1988.
CÂNDIDO, Antônio. A estrutura da escola. In: PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice M. Educação e sociedade. 6. ed. São Paulo: Nacional, 1971. p. 107-128.
CHIAVENATO, Júlio José. O golpe de 64 e a ditadura militar. São Paulo: Moderna, 1997.
CITTADINO, Monique. Pedro Gondim: entre Deus e o Diabo. In: DANTAS, Éder; NUNES, Paulo Giovani Antonino; FREIRE, Rodrigo. (Org.). Golpe civil militar e ditadura na Paraíba: história, memória e construção da cidadania. João Pessoa: Ed. da UFPB, 2014. p. 13-30.
FICO, Carlos. Com o rosário na mão. NOSSA HISTÓRIA, Rio de Janeiro, v. 1, n. 5, p. 40-43, mar. 2004.
______. O golpe de 1964: momentos decisivos. Rio de Janeiro: FGV, 2014.
FERREIRA. Jorge. Sexta-feira 13 na Central do Brasil. NOSSA HISTÓRIA, Rio de Janeiro, v. 1, n. 5, p. 32-35, mar. 2004.
GIRARDET, Raoul. Mitos e mitologias políticas. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto historiográfico. Tradução: Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, n. 1, p. 9-44, 2001.
MARTINS, Eduardo. A União: jornal e história da Paraíba, evolução gráfica e editorial. João Pessoa: Ilustrada, 1977.
MOUILLAUD, Maurice. A crítica do acontecimento ou o fato em questão. In: DAYRELL, Sérgio. (Org.) O jornal: da forma ao sentido. 2. ed. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2002.
PRESOT, Aline. Celebrando a ‘Revolução’: as marchas da família com Deus pela liberdade e o Golpe de 1964. In: ROLLEMBERG, Denise; QUADRAT, Samantha Viz. (Org.). A construção social dos regimes autoritários: legitimidade, consenso e consentimento no Século XX – Brasil e América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. p. 71-96.
RIBEIRO, Genes Duarte. Sacrifício, heroísmo e imortalidade: a arquitetura da construção da imagem do Presidente João Pessoa. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.
SESTINI, Dharana Pérola Ricardo. A “mulher brasileira” em ação: motivações e imperativos para o golpe militar de 1964. 2008. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
SIMÕES, Solange de Deus. Deus, pátria e família: as mulheres no golpe de 1964. Petrópolis: Vozes, 1985.
SOUZA, Rosa Fátima de. Rituais escolares: liturgia cívica e glorificação da memória (aproximações históricas). In: PORTO, Maria do Rosário S. et al. (Orgs.). Tessituras do imaginário: cultura & educação. Cuiabá: EDUNIC/CICE/FEUSP, 2000. p. 173-184.
VIEIRA, Carlos Eduardo. Jornal diário como fonte e como tema para a pesquisa em história da educação: um estudo da relação entre imprensa, intelectuais e modernidade nos anos de 1920. In: OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. Cinco estudos em história e historiografia da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11- 40. v. 1.
Fontes documentais impressas
Marcha da Família com Deus pela Liberdade - Documento produzido pela União Cívica
Feminina de São Paulo na ocasião da organização da Marcha da Família com Deus pela
Liberdade. São Paulo, 1964. s/p.
A UNIÃO - João Pessoa. 01 de abril de 1964. Diário
A UNIÃO - João Pessoa. 07 de abril de 1964. Diário
A UNIÃO - Marcha da Família com Deus Pela Liberdade. João Pessoa. 09 de abril de 1964. Diário
A UNIÃO - Pirpirituba realizou ontem a Marcha com Deus Pela Liberdade. João Pessoa. 14 de abril de 1964. Diário
A UNIÃO - João Pessoa. 30 de abril de 1964. Diário
A UNIÃO - João Pessoa. 03 de maio de 1964. Diário
A UNIÃO - João Pessoa. 07 de maio de 1964. Diário
A UNIÃO - João Pessoa. 12 de maio de 1964. Diário
A UNIÃO. Duas estradas realizou passeata. João Pessoa. 06 de junho de 1964. Diário
O NORTE - Paraíba. 28 de março de 1964. Diário.
O NORTE - Paraíba. 09 de abril de 1964. Diário.
O NORTE - Paraíba. 16 de abril de 1964. Diário.
O NORTE - Paraíba. 21 de abril de 1964. Diário.
O NORTE - Paraíba. 25 de abril de 1964. Diário.
A IMPRENSA – João Pessoa (Paraíba). 29 de março de 1964. Diário
A IMPRENSA – João Pessoa (Paraíba). 26 de abril de 1964. Diário
A IMPRENSA – João Pessoa (Paraíba). 17 de maio de 1964. Diário
A IMPRENSA – João Pessoa (Paraíba). 31 de maio de 1964. Diário
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).