IMPRENSA FEMININA: IMAGENS E CONTEÚDOS PARA O FEMININO NAS CAPAS DA REVISTA QUERIDA
Resumo
A imprensa feminina surgiu no Brasil em 1827, com a função de entreter e de trazer conteúdos sobre moda, literatura, artes e política. A partir disso, acompanhando as mudanças da sociedade, agregou às suas páginas conteúdos do universo feminino conforme a época em que era publicada. Mais do que estimular o consumo, as revistas são um importante veículo de difusão de imagens e de conteúdos para o público feminino. Este estudo lança um olhar sobre a imprensa feminina no Brasil, sobretudo as revistas, com o objetivo de investigar quais as imagens da mulher e os conteúdos para o feminino que se espraiavam nas capas da revista Querida, nos anos 50 e 90, através dos títulos, das chamadas e das imagens. Para tanto, foram analisadas capas da revista dos anos de 1954, 1955 e 1990. O estudo revelou que, nos anos 50, as capas de Querida traziam a imagem da mulher adulta de classe média e conteúdos sobre beleza, decoração, culinária, contos e novelas, que desempenhavam um papel persuasivo em relação às condutas adequadas para as mulheres da família burguesa. Nos anos 90, com vistas à demanda mercadológica, as capas da revista Querida traziam a imagem da mulher jovem e televisiva. Com temas sobre moda, beleza, saúde e comportamento, difundia conteúdos para as jovens que não eram tratados no âmbito familiar.
Palavras-chave: Imprensa feminina. Revista Querida. Mulher.
Downloads
Referências
ABREU, Alzira Alves. Mulheres e imprensa: passado e presente. In: RIBEIRO, Ana Paula Goular; HERSCHMANN, Micael. (Orgs.). Comunicação e história: interfaces e novas abordagens. Rio de Janeiro: Mauad X: Globo Universidade, 2008. p. 147-158.
BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
BUITONI, Duicília Helena Shoroeder. Mulher de papel: a representação da mulher pela imprensa feminina brasileira. São Paulo: Summus, 2009.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2011.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Tradução Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.
FERNANDES, Francisco; LUFT, Celso Pedro; GUIMARÃES, Marques F. Dicionário Brasileiro Globo. 54. ed. São Paulo: Globo, 2001.
PINSKY, Carla Bassanezi. Mulheres dos anos dourados. In: DEL PRIORE, Mary. (Org.). História das mulheres no Brasil. 210. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
QUERIDA nº 1, jun. 1954. Disponível em: <http://www.robertomarinho.com.br/obra/editora-globo/detalhes-de-verbete.htm>. Acesso em: 20 jan. 2015.
QUERIDA nº 16, jan. 1955. Disponível em: <http://www.robertomarinho.com.br/obra/editora-globo/detalhes-de-verbete.htm>. Acesso em: 20 jan. 2015.
QUERIDA nº 125, 1996. Disponível em: <http://www.robertomarinho.com.br/obra/editora-globo/detalhes-de-verbete.htm>. Acesso em: 20 jan. 2015.
QUERIDA edição especial, 1998. Disponível em: <http://www.edasuaepoca.blogspot.com.br>. Acesso em: 20 jan. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).