TRAJETÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DOCENTE DE UMA PROFESSORA APOSENTADA: O CONHECIMENTO DE SI

Autores

  • Fabrício Oliveira da Silva UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Adson Dos Santos Bastos UNEB - Campus V

Resumo

Este artigo analisa a trajetória de vida e formação de uma professora idosa, evidenciando os sentidos que a mesma constrói ao falar de si e de seu percurso formativo.  A base epistemológica do estudo fundamenta-se na ótica da pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, que evidencia pôr em primeiro plano o estudo da trajetória de vida/formação da professora idosa, buscando identificar o sujeito enquanto ativo na construção do conhecimento sobre si próprio e sobre a sua condição de professora. Nesta seara, enveredamos pela abordagem (auto)biográfica a partir dos estudos trazidos por Nóvoa (1988), Delory-Momberg (2012), Pineau (2006), entre outros. Como resultado, o estudo mostrou que o conhecimento de si desencadeia um constante processo de formação do sujeito.

Palavras-chaves: Narrativas. Formação. Abordagem (auto)biográfica. Trajetória

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Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Doutorando em Educação pelo PPGEDUC - UNEB, Mestre em Letras pela USP e professor assistente da UNEB, área Prática Pedagógica, Estágio Supervisionado e Epistemologia do conhecimento.

Adson Dos Santos Bastos, UNEB - Campus V

Mestre em Educação pela UFBA, Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Coordenador do Colegiado de Ciências Biológicas do Campus V – Senhor do Bonfim. Membro do grupo de pesquisa DIVERSO – Narrativa, Formação e Diversidade vinculado ao PPGEDUC – UNEB.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

SILVA, F. O. da; BASTOS, A. D. S. TRAJETÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DOCENTE DE UMA PROFESSORA APOSENTADA: O CONHECIMENTO DE SI. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 118–132, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/28097. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA