TRAJETÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DOCENTE DE UMA PROFESSORA APOSENTADA: O CONHECIMENTO DE SI
Resumo
Este artigo analisa a trajetória de vida e formação de uma professora idosa, evidenciando os sentidos que a mesma constrói ao falar de si e de seu percurso formativo. A base epistemológica do estudo fundamenta-se na ótica da pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, que evidencia pôr em primeiro plano o estudo da trajetória de vida/formação da professora idosa, buscando identificar o sujeito enquanto ativo na construção do conhecimento sobre si próprio e sobre a sua condição de professora. Nesta seara, enveredamos pela abordagem (auto)biográfica a partir dos estudos trazidos por Nóvoa (1988), Delory-Momberg (2012), Pineau (2006), entre outros. Como resultado, o estudo mostrou que o conhecimento de si desencadeia um constante processo de formação do sujeito.
Palavras-chaves: Narrativas. Formação. Abordagem (auto)biográfica. Trajetória
Downloads
Referências
AMADO, Janaína. O Grande Mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em história oral. História. São Paulo, n.14, 1995, p. 125-136.
BUENO, Belmira Oliveira. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa. vol. 28 nº 1 São Paulo Jan/Jun 2002.
BRANDÃO, Vera M.T. Oficina de memória – Teoria e Prática: relato sobre a construção de um projeto. Revista Kairós Gerontologia, São Paulo: EDUC, 2008. p. 181-195
CATANI, Denice Barbara (Org.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 2000.
CATANI, Denice Barbara, BUENO, Belmira e SOUSA, Cyntia. O amor dos começos: por uma história das relações com a escola. Cadernos de Pesquisa. Nº 111, p. 151 - 171, dez. 2000.
DELORY-MOMBERGER, Christine. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Tradução de Carlos Eduardo G. Braga, Maria da Conceição Passeggi e Nelson Patriota. Natal: EDUFRN, 2012.
ELIAS, NORBERT. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1998.
EREBEN, Michael. “Biografia y autobiografia”. El significato del método autobiografico. Semestre sulla condizione adulta e processi formativi- 4 Otome, 1996. Milano, Edizione Angelo Guerini e Associati, 1996.
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação Lisboa: Ministério da Saúde. Depart. de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p. 17-34
FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno de. Desvendando aspectos da profissão docente na produção historiográfica educacional do norte e nordeste: algumas possibilidades dos estudos biográficos. In: PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira Pinheiro e ANANIAS, Mauricéia. (Orgs.). Educação, direitos humanos e inclusão social: histórias, memórias e políticas educacionais. Vol.2. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2009.
GARCIA, Carlos Marcelo. Para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.
JOSSO, M.C. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: Nóvoa, A. Finger, M (Org.). O Método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde/Depto dos Recursos Humanos da Saúde. 1988.
NÓVOA, Antônio. O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: MS/DRHS/CEAP, 1988.
NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PASSEGGI, C. A Formação do formador na abordagem autobiográfica. A Experiência dos memoriais de formação. In: SOUZA, Elizeu Clementino de. Pesquisa (auto) biográfica. Tempo, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDUPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006
POLLACK, Michel. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos: memória, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1992.
PINEAU, Gaston. As histórias de vida como artes formadoras da existência. In: SOUZA, Elizeu Clementino de & ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). Tempos, Narrativas e Ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2006,
ROUSSO, Henry. A memória não é mais o que era. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. Usos e abusos da história oral. 5. Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
SOUZA, Elizeu Clementino de. Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto) biografia: formação, territórios e saberes. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, E. C. de S. (Orgs.). (Auto) biografia: formação, territórios e saberes. Prefácio Gaston Pineau. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: PAULUS, 2008a.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).