PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARTICIPATIVO – UMA PROPOSTA DESENHADA DO/NO COLETIVO
Resumo
Esse texto apresenta os caminhos e resultados de uma pesquisa realizada como base na construção de um Projeto Político Pedagógico, que, assumindo a perspectiva de ação coletiva, é compreendido como uma produção fincada no diálogo entre os atores sociais envolvidos e a própria realidade. Encaminhada pelo Centro Cultural Piollin, localizado em João Pessoa, a investigação focaliza sujeitos e práticas de seu projeto educativo; os efeitos nos modos de viver e pensar o mundo de crianças, adolescentes e jovens e, suas articulações com organizações escolares e de assistência psicossocial. Entrevistas e diário de campo, que permitiram surgir o texto e o contexto da pesquisa, foram analisados retornando ao coletivo através de uma restituição ampliada, em um campo de crítica às políticas educacionais centralizadoras. O novo PPP, fundado na responsabilização participativa, é atravessado pelos debates sobre a garantia de direitos e a defesa da constituição de espaços formativos democráticos.
Palavras – chave: Educação e arte. Projeto Político Pedagógico participativo. Responsabilização participativa.
Downloads
Referências
APPLE, M. Política Cultural e Educação, São Paulo, Cortez, 2001.
DUARTE, Jorge. Entrevista em Profundidade. In: DUARTE, Jorge e BARROS, Antônio (Orgs.). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005, p.62 - 83.
FREITAS, M. T. de A., A perspectiva sócio-histórica: uma visão humana da construção do conhecimento, In: FREITAS, M.T. de A., SOUZA, S. J. e KRAMER, S. (Orgs.). Ciências Humanas e Pesquisa: leitura de Mikhail Bakhtin. 2. ed. São Paulo, Cortez, 2007, (Coleção questões de nossa época; v.107).
FREITAS, L. C. de. A importância da avaliação: em defesa de uma responsabilização participativa. Em Aberto. Brasília, v. 29, n. 96. p. 127-139, maio/ago. 2016a.
_______. Três teses sobre as reformas empresariais da educação: perdendo a ingenuidade. Cad. Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 137-153, maio-ago., 2016b.
_______. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educ. Soc., Campinas, v. 35, nº. 129, p. 1085-1114, out.-dez., 2014.
_______. Responsabilização participativa. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 12, p. 87-99, jan/jun, 2013.
LOURAU, René. Análise Institucional e práticas de pesquisa. Rio de Janeiro: UERJ, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).