A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SEUS DESDOBRAMENTOS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE BRASIL E PERU

COMMON NATIONAL CURRICULAR BASE AND ITS DEVELOPMENTS IN SECONDARY SCHOOL: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN BRAZIL AND PERU

Autores

  • Luis Antonio Ccopa Ybarra Universidade Federal do ABC
  • Marisa Soares Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.37331

Palavras-chave:

Sistema Nacional de Educação, Brasil, Peru, Interculturalidade

Resumo

Esta pesquisa de natureza bibliográfica apresenta uma análise sobre as mudanças na Base Nacional Comum Curricular e da Reforma do Ensino Médio, a partir de um estudo comparado entre o Peru e o Brasil. Para delinear os recentes contextos educacionais brasileiro e peruano, utilizamos a metodologia qualitativa, com o recurso da análise documental e procedimento técnico de triangulação dos dados coletados, sob uma abordagem qualitativa de análise fundamentada no modelo teórico de interculturalidade crítica de Catherine Walsh. Consideramos a necessidade da superação de uma monocultura dominante, para uma conscientização sobre as diferenças e os desequilíbrios de direitos socioculturais entre etnia, raça, classe, gênero entre outras intersecções existentes nas relações humanas, haja vista que a abertura de diálogos interculturais propicia desde o enfretamento entre diferentes pontos de vista à reestruturação de novas perspectivas complexas de culturas e identidades sociais para a Educação, 

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Biografia do Autor

Luis Antonio Ccopa Ybarra, Universidade Federal do ABC

Pós-Doutorado em Engenharia de Materiais (UFABC), Doutorado em Nanociências e Materiais Avançados (UFABC), Mestrado em Processos Industriais (IPT), Mestrado Multidisciplinar Administração, Comunicação e Educação (UNIMARCO), Graduação em Engenharia Mecânica Plena (FEI). Professor do Departamento de Exatas e Ciências da Terra Universidade Nove de Julho. Líder do grupo de pesquisa GMOCOMP - UNINOVE.

 

Marisa Soares, Universidade Nove de Julho

Doutorado em Educação (UNINOVE), Mestrado em Educação (UMESP), Graduação em Pedagogia (UNINOVE) e Licenciatura Plena em Letras (FASB), Especialização em Epistemologias do Sul (CLACSO - Argentina - Portugal). Pesquisadora do grupo de pesquisa em Filosofia da Educação GRUPEFE - UNINOVE.

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Publicado

2018-07-10

Como Citar

CCOPA YBARRA, L. A.; SOARES, M. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SEUS DESDOBRAMENTOS NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE BRASIL E PERU: COMMON NATIONAL CURRICULAR BASE AND ITS DEVELOPMENTS IN SECONDARY SCHOOL: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN BRAZIL AND PERU. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 108–127, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.37331. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/37331. Acesso em: 16 jan. 2022.

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