DAMA DA MATEMÁTICA E TETRIS 3D: UM ESTUDO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU POR MEIO DE JOGOS

LADY OF MATHEMATICS AND 3D TETRIS: A STUDY OF PRIMARY SCHOOL EQUATIONS THROUGH GAMES

Autores

  • Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus Unioeste
  • Rosangela Braz Oliveira
  • Marcos Lübeck Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.38691

Palavras-chave:

Jogos, Ensino-aprendizagem, Equações do 1º grau, Prática inclusiva

Resumo

Neste artigo relatamos uma experiência com os jogos Dama da Matemática e Tetris 3D, utilizados para o estudo de equações do 1º grau com uma incógnita, implementada no 8º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Serranópolis do Iguaçu/PR. A investigação caracterizou-se como um estudo de caso, consistindo numa prévia revisão bibliográfica sobre a utilização de jogos no ensino e aprendizagem da matemática, na execução de uma proposta didática na escola, sua descrição e discussão final. Com isso, verificamos que os jogos favoreceram identificar dificuldades dos alunos em relação ao ensino de equações do 1º grau com uma incógnita; proporcionaram reflexões e análises sobre as atitudes tomadas em sala de aula, uma vez que havia aí alunos com deficiência visual; e criaram situações para trabalhar em grupos. Constatamos, ainda, que os jogos instigaram o professor a repensar sua prática no aspecto inclusivo e os alunos a refletir sobre os conteúdos que lhes são ensinados e seu papel na construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Como Citar

LUCENA CAMARGO DE ALMEIDA KLAUS, V.; OLIVEIRA, R. B.; LÜBECK, M. DAMA DA MATEMÁTICA E TETRIS 3D: UM ESTUDO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU POR MEIO DE JOGOS: LADY OF MATHEMATICS AND 3D TETRIS: A STUDY OF PRIMARY SCHOOL EQUATIONS THROUGH GAMES. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 146–163, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.38691. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/38691. Acesso em: 16 jan. 2022.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA