OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU
THE CHALLANGES OF EDUCATION IN GUINEA BISSAU
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.39717Palavras-chave:
Desafios, História, Educação, Guiné-BissauResumo
Este texto trata da educação na Guiné-Bissau, tendo como propósito evidenciar uma melhor compreensão da realidade do sistema de educação vigente neste país, através do modelo educacional de cada epoca, destacando-se os três períodos históricos, nomeadamente, o ensino colonial até 1974, a experiência da luta de libertação nacional e a educação no período pós-independência, a partir de 1975. Para tanto se vale de pesquisa qualitativa de caráter teórico-bibliografico e documental. Dos resultados observou-se que os desafios da dependência do colonizador, hoje, transferiram-se para a dependência dos interesses do capitalismo globalizado, cujos interesses se distanciam dos anseios sociais, comprometendo e condicionando toda e qualquer pretensão progressista.
Downloads
Referências
AUGEL, Moema Parente. A nova literatura da Guiné- Bissau. Bissau: INEP, 1998.
Colecção Kebur.
_____. O Desafio do Escombro: nação, identidade e pos-colonialíssimo na literatura da Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.
FURTADO, Alexandre. Projecto Relatório Nacional de de Investigação sobre a História do Ensino na Guiné. in: Soronda Nº1, INEP, Bissau, Jan. 1986.
GUINÉ BISSAU. Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia – MECT. Declaração da Política Educativa. Bissau, 2000.
GUINÉ BISSAU. Ministério de Educação Nacional – MEN. Plano Nacional de Ação, Educação Para Todos – versão validada. Bissau, 2003.
MENDES, Pedro Rosa. Guiné-Bissau: Respostas de paz à impunidade e exclusão. In: http://www.eplo.org/assets/files/2.%20Activities/Civil%20Society%20Dialogue%20Network/Geographic%20Meetings/Guinea-Bissau/EPLO_Background%20Paper_CSDN%20Meeting_Guinea-Bissau_PT.pdf - Acesso em 01 dez/2015.
PEHRSSON, Kajsa. O Direito a Educação na Guiné-Bissau. Estocolmo, 1996.
KOUDAWO Fafali. Educação e Teorias de Desenvolvimento: O que HÁ de Novo” in: Soronda Nº 19, INEP, Bissau, 1995.
SEMEDO, Odete Costa. Guiné-Bissau: histórias, culturas, sociedade e literatura. Belo Horizonte: Nadyala, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).