OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU

THE CHALLANGES OF EDUCATION IN GUINEA BISSAU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.39717

Palavras-chave:

Desafios, História, Educação, Guiné-Bissau

Resumo

Este texto trata da educação na Guiné-Bissau, tendo como propósito evidenciar uma melhor compreensão da realidade do sistema de educação vigente neste país, através do modelo educacional de cada epoca, destacando-se os três períodos históricos, nomeadamente, o ensino colonial até 1974, a experiência da luta de libertação nacional e a educação no período pós-independência, a partir de 1975. Para tanto se vale de pesquisa qualitativa de caráter teórico-bibliografico e documental. Dos resultados observou-se que os desafios da dependência do colonizador, hoje, transferiram-se para a dependência dos interesses do capitalismo globalizado, cujos interesses se distanciam dos anseios sociais, comprometendo e condicionando toda e qualquer pretensão progressista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samba - Sané, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/RS

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Referências

AUGEL, Moema Parente. A nova literatura da Guiné- Bissau. Bissau: INEP, 1998.

Colecção Kebur.

_____. O Desafio do Escombro: nação, identidade e pos-colonialíssimo na literatura da Guiné-Bissau. Rio de Janeiro: Garamond, 2007.

FURTADO, Alexandre. Projecto Relatório Nacional de de Investigação sobre a História do Ensino na Guiné. in: Soronda Nº1, INEP, Bissau, Jan. 1986.

GUINÉ BISSAU. Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia – MECT. Declaração da Política Educativa. Bissau, 2000.

GUINÉ BISSAU. Ministério de Educação Nacional – MEN. Plano Nacional de Ação, Educação Para Todos – versão validada. Bissau, 2003.

MENDES, Pedro Rosa. Guiné-Bissau: Respostas de paz à impunidade e exclusão. In: http://www.eplo.org/assets/files/2.%20Activities/Civil%20Society%20Dialogue%20Network/Geographic%20Meetings/Guinea-Bissau/EPLO_Background%20Paper_CSDN%20Meeting_Guinea-Bissau_PT.pdf - Acesso em 01 dez/2015.

PEHRSSON, Kajsa. O Direito a Educação na Guiné-Bissau. Estocolmo, 1996.

KOUDAWO Fafali. Educação e Teorias de Desenvolvimento: O que HÁ de Novo” in: Soronda Nº 19, INEP, Bissau, 1995.

SEMEDO, Odete Costa. Guiné-Bissau: histórias, culturas, sociedade e literatura. Belo Horizonte: Nadyala, 2011.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Como Citar

SANÉ, S. .-. OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU: THE CHALLANGES OF EDUCATION IN GUINEA BISSAU. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 55–77, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.39717. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/39717. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO