A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA – EXPERIÊNCIAS NA UFS

THE USE OF DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN TEACHING BODY PRACTICES IN THE TRAINING OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS - EXPERIENCES AT UFS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.47728

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Práticas corporais, Formação de Professores de Educação Física

Resumo

Um dos grandes desafios no campo educacional atual é articular as possibilidades geradas pelas mídias e tecnologias a fim de potencializar os processos políticos e estéticos dos conteúdos escolares de uma sociedade em constante transformação. A formação inicial – e continuada – deve oportunizar o enfrentar desse desafio para que tenhamos implicações da utilização dessas tecnologias no contexto escolar. Este escrito é um relato de experiência que disserta sobre a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para mediar o processo didático pedagógico das “práticas corporais” junto ao processo formativo de professores de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O texto se propõe contar três experiências: (1) vídeo-minuto, (2) tutorial para ensino das provas de atletismo e (3) as experiências com o cinema/audiovisual em disciplinas específicas. Conclui-se que o tempo presente exige a abertura àquilo que a mídia-educação, enquanto conhecimento e prática pedagógica, oferece ao campo educacional e investigativo. As experiências aqui relatadas foram pensadas no sentido de impactar nas práticas pedagógicas desses futuros professores quanto atuarem, posteriormente, na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Licenciado em Educação Física e Ciências Sociais/UFSC Mestre em Educação Física/UFSC Doutor em Educação/UFSC Professor DEF/CCBS/UFS Prof. PPGED/UFS

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe/UFS

Licenciado em Educação Física/FURB

Mestre em Educação/FURB

Doutor em Educação/UFBA

Cláudia Emília Aguiar Moraes, Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea/UFSC

Doutora em Educação/UFSC

Referências

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001.

BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: contextos, histórias e interrogações. In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (Org.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012, p. 31-56.

BETTI, Mauro (Org.). Educação Física e mídia: novos olhares, outras práticas. São Paulo: Hucitec, 2003.

BETTI, Mauro. A janela de vidro: esporte, televisão e Educação Física. Campinas: Papirus, 1998.

BETTI, Mauro. Mídias: aliadas ou inimigas da Educação Física Escolar? Motriz, São Paulo, v. 7, n. 2, jul.-dez. 2001, p. 125-129.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a08.pdf. Acesso: 23 jan. 2017.

BRACHT, Valter. Educação Física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 2ª. Ed. Ijuí: Unijuí, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 30 jul. 2019.

CAMILO, Rodrigo Cordeiro; BETTI, Mauro. Multiplicação e convergência das mídias: desafios para a educação física escolar. Motrivivência, Florianópolis, ano XXII, n. 34, jun./2010, p. 122-135.

DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira; ZOBOLI, Fabio; MEZZAROBA, Cristiano; SILVA, Renato Izidoro da. Cinema e formação de professores de Educação Física: relatos de experiência com seminários de cinema na Universidade Federal de Sergipe. Revista Cocar, Belém/PA, n. 5, 2019. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2349. Acesso:12 jul. 2019.

FANTIN, Monica; GIRARDELLO, Gilka (Org.). Liga, roda, clica: estudos em mídia, cultura e infância. Campinas: Papirus, 2008.

FANTIN, Monica. Mídia-educação no currículo e na formação inicial de professores. In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (Org.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012, p. 57-92.

FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e formação de professores: usos da mídia, práticas culturais e desafios educativos. In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (Org.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012, p. 95-146.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Imagens da mídia, educação e experiência. In: FANTIN, Monica; GIRARDELLO, Gilka (Org.). Liga, roda, clica: estudos em mídia, cultura e infância. Campinas: Papirus, 2008, p. 25-40.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. “Mitologias” em torno da novidade tecnológica em educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 121, out./dez. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302012000400007&script=sci_arttext. Acesso: 15 ago. 2014.

LAZZAROTTI FILHO, Ari et al. O termo práticas corporais na literatura científica brasileira e sua repercussão no campo da Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2010, p. 11-29.

PIRES, Giovani De Lorenzi. Educação Física e o discurso midiático: abordagem crítico-emancipatória. Ijuí/RS: Editora da UNIJUÍ, 2002.

PORTO, Tania Maria Esperon. As tecnologias estão nas escolas. E agora, o que fazer com elas? In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (Org.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012, p. 167-194.

RIVOLTELLA, Pier Cesar. Retrospectivas e tendências da pesquisa em mídia-educação no contexto internacional. In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (Org.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012, p. 17-29.

SETTON, Maria da Graça. Mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2010.

ZOBOLI, Fabio; MEZZAROBA, Cristiano. A estratégia do tutorial no ensinar-aprender esporte: relato de uma experiência com o atletismo. Cadernos de Formação RBCE, v. 8, n. 1, 2017. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2254. Acesso: 12 jul. 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

MEZZAROBA, C.; ZOBOLI, F.; MORAES, C. E. A. A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA – EXPERIÊNCIAS NA UFS: THE USE OF DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN TEACHING BODY PRACTICES IN THE TRAINING OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS - EXPERIENCES AT UFS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 3, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.47728. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/47728. Acesso em: 17 jan. 2022.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - CORPO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS