A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA – EXPERIÊNCIAS NA UFS

Resumo

Um dos grandes desafios no campo educacional atual é articular as possibilidades geradas pelas mídias e tecnologias a fim de potencializar os processos políticos e estéticos dos conteúdos escolares de uma sociedade em constante transformação. A formação inicial – e continuada – deve oportunizar o enfrentar desse desafio para que tenhamos implicações da utilização dessas tecnologias no contexto escolar. Este escrito é um relato de experiência que disserta sobre a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para mediar o processo didático pedagógico das “práticas corporais” junto ao processo formativo de professores de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O texto se propõe contar três experiências: (1) vídeo-minuto, (2) tutorial para ensino das provas de atletismo e (3) as experiências com o cinema/audiovisual em disciplinas específicas. Conclui-se que o tempo presente exige a abertura àquilo que a mídia-educação, enquanto conhecimento e prática pedagógica, oferece ao campo educacional e investigativo. As experiências aqui relatadas foram pensadas no sentido de impactar nas práticas pedagógicas desses futuros professores quanto atuarem, posteriormente, na escola.

Biografia do Autor

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe - UFS
Licenciado em Educação Física e Ciências Sociais/UFSC Mestre em Educação Física/UFSC Doutor em Educação/UFSC Professor DEF/CCBS/UFS Prof. PPGED/UFS
Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe/UFS

Licenciado em Educação Física/FURB

Mestre em Educação/FURB

Doutor em Educação/UFBA

Cláudia Emília Aguiar Moraes, Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea/UFSC

Doutora em Educação/UFSC

Referências

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001.

BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: contextos, histórias e interrogações. In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (Org.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012, p. 31-56.

BETTI, Mauro (Org.). Educação Física e mídia: novos olhares, outras práticas. São Paulo: Hucitec, 2003.

BETTI, Mauro. A janela de vidro: esporte, televisão e Educação Física. Campinas: Papirus, 1998.

BETTI, Mauro. Mídias: aliadas ou inimigas da Educação Física Escolar? Motriz, São Paulo, v. 7, n. 2, jul.-dez. 2001, p. 125-129.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a08.pdf. Acesso: 23 jan. 2017.

BRACHT, Valter. Educação Física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 2ª. Ed. Ijuí: Unijuí, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 30 jul. 2019.

CAMILO, Rodrigo Cordeiro; BETTI, Mauro. Multiplicação e convergência das mídias: desafios para a educação física escolar. Motrivivência, Florianópolis, ano XXII, n. 34, jun./2010, p. 122-135.

DANTAS JUNIOR, Hamilcar Silveira; ZOBOLI, Fabio; MEZZAROBA, Cristiano; SILVA, Renato Izidoro da. Cinema e formação de professores de Educação Física: relatos de experiência com seminários de cinema na Universidade Federal de Sergipe. Revista Cocar, Belém/PA, n. 5, 2019. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/2349. Acesso:12 jul. 2019.

FANTIN, Monica; GIRARDELLO, Gilka (Org.). Liga, roda, clica: estudos em mídia, cultura e infância. Campinas: Papirus, 2008.

FANTIN, Monica. Mídia-educação no currículo e na formação inicial de professores. In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (Org.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012, p. 57-92.

FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e formação de professores: usos da mídia, práticas culturais e desafios educativos. In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (Org.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012, p. 95-146.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Imagens da mídia, educação e experiência. In: FANTIN, Monica; GIRARDELLO, Gilka (Org.). Liga, roda, clica: estudos em mídia, cultura e infância. Campinas: Papirus, 2008, p. 25-40.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. “Mitologias” em torno da novidade tecnológica em educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 121, out./dez. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302012000400007&script=sci_arttext. Acesso: 15 ago. 2014.

LAZZAROTTI FILHO, Ari et al. O termo práticas corporais na literatura científica brasileira e sua repercussão no campo da Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2010, p. 11-29.

PIRES, Giovani De Lorenzi. Educação Física e o discurso midiático: abordagem crítico-emancipatória. Ijuí/RS: Editora da UNIJUÍ, 2002.

PORTO, Tania Maria Esperon. As tecnologias estão nas escolas. E agora, o que fazer com elas? In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (Org.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012, p. 167-194.

RIVOLTELLA, Pier Cesar. Retrospectivas e tendências da pesquisa em mídia-educação no contexto internacional. In: FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare (Org.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas: Papirus, 2012, p. 17-29.

SETTON, Maria da Graça. Mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2010.

ZOBOLI, Fabio; MEZZAROBA, Cristiano. A estratégia do tutorial no ensinar-aprender esporte: relato de uma experiência com o atletismo. Cadernos de Formação RBCE, v. 8, n. 1, 2017. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2254. Acesso: 12 jul. 2019.

Publicado
2019-12-11
Como Citar
Mezzaroba, C., Zoboli, F., & Moraes, C. E. A. (2019). A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DAS PRÁTICAS CORPORAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA – EXPERIÊNCIAS NA UFS. Revista Temas Em Educação, 28(3). https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.47728
Seção
DOSSIÊ TEMÁTICO - CORPO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS