A APLICAÇÃO DE UM JOGO PARA MOTIVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS

THE APPLICATION OF A GAME TO MOTIVATE THE TEACHING-LEARNING PROCESS IN ENGINEERING AND EXACT SCIENCES COURSES

Palavras-chave: Atividades lúdicas, Ensino-aprendizagem, Jogos

Resumo

Os jogos e as aulas roteirizadas com a linguagem de jogos (gameficação) estão cada vez mais presentes na universidade e são estratégias importantes de encantamento e motivação para uma aprendizagem mais rápida e próxima da vida real.  Para gerações acostumadas a jogar, a linguagem de desafios, recompensas, de competição e cooperação é atraente e fácil de perceber. Os jogos colaborativos e individuais; de competição e colaboração; de estratégia, com etapas e habilidades bem definidas se tornam cada vez mais presentes nas diversas áreas de conhecimento e níveis de ensino. Nesta linha de raciocínio, este trabalho tem como objetivo principal apresentar a aplicação de um jogo em turmas das disciplinas de Cálculo I e Algoritmos e Programação de Computadores dos cursos de graduação em Engenharias Civil, de Minas e de Produção, Ciências da Computação e Física Licenciatura da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. A finalidade desta pesquisa foi analisar se os estudantes se sentem mais motivados a aprender em aulas lúdicas comparadas com aulas tradicionais adotadas na instituição. Os alunos que participaram da pesquisa responderam questionários. Os resultados obtidos foram analisados e apresentados na forma de gráficos para melhor compreensão das informações. Logo, observou-se que estes estudantes preferem as aulas no ensino superior sejam ministradas pela junção de ambas as metodologias: tradicional e lúdica, uma vez que uma complementa a outra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Gonçalves Fernandes, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Doutoranda em Ciências Exatas e Tecnológicas (UFCAT). Professora do Instituto Federal Goiano - Campus Campos Belos - Área: Informática.

Renato Alejandro Tintaya Mollo, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Bachiller en Matemática pela Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa (2006). Mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor na Unidade Acadêmica Especial de Matemática e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Fernando da Costa Barbosa, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Doutor em Educação (UFU). Professor do Instituto de Matemática e Tecnologias da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Publicado
2020-05-30
Como Citar
FERNANDES, F. G.; MOLLO, R. A. T.; BARBOSA, F. DA C. A APLICAÇÃO DE UM JOGO PARA MOTIVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS. Revista Temas em Educação, v. 29, n. 2, 30 maio 2020.
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA