OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E O CUIDADO DE SI DE ALUNOS/KARATECAS: A INSTITUIÇÃO ESCOLAR E O DOJÔ COMO FORMADORES DE SUJEITOS

THE PROCESSES OF SUBJECTIVATION AND CARE OF SI OF STUDENTS/ KARATECAS: THE SCHOOL INSTITUTION AND THE DOJÔ AS TRAINERS OF SUBJECTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n3.51972

Palavras-chave:

Educação, Cuidado de si, Sujeitos, Instituições

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida no mestrado em educação, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE campus Francisco Beltrão, em que se propôs analisar os processos de subjetivação culminantes em práticas de cuidado de si de sujeitos karatecas que iniciaram a prática nas escolas de tempo integral no município de Francisco Beltrão – PR e deram continuidade à atividade no espaço no dojô de karatê. Além disso, apresenta a entrevista de uma karateca mãe de outra karateca e de um aluno e professor com deficiência visual que descobriu na arte um modo de ressignificar sua existência. O método adotado foi o estudo de caso com enfoque na metodologia pós-estruturalista, principalmente na teoria de Michel Foucault. Como resultado de pesquisa, concluímos que a instituição escolar e o dojô são espaços de conhecimento e formadoras/fabricadoras de sujeitos que, a partir da arte marcial no espaço educacional, possibilitam práticas que contribuem positivamente na vida desses sujeitos, o que possibilita a discussão da educação na pós-modernidade e a questão da formação humana, entendida esta como propulsora de novos modos de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsandra Potulski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduação em Letras português e espanhol - Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Especialização em Literatura brasileira, distúrbios da a´prendizagem e educação especial inclusiva.  Mestranda em educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Eduardo Nunes Jacobino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professor doutor vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Downloads

Publicado

2020-10-17

Como Citar

POTULSKI, A.; NUNES JACOBINO, E. OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E O CUIDADO DE SI DE ALUNOS/KARATECAS: A INSTITUIÇÃO ESCOLAR E O DOJÔ COMO FORMADORES DE SUJEITOS: THE PROCESSES OF SUBJECTIVATION AND CARE OF SI OF STUDENTS/ KARATECAS: THE SCHOOL INSTITUTION AND THE DOJÔ AS TRAINERS OF SUBJECTS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 3, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n3.51972. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/51972. Acesso em: 24 set. 2021.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS/PESQUISAS EM ANDAMENTO