AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA NA CONTEXTUALIZAÇÃO E NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo. Ensino de Matemática. Etnomatemática.

Resumo

Este artigo retrata uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições da Etnomatemática na contextualização e no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos das quatro operações fundamentais, em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo. Realizamos uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, desenvolvida com trinta e cinco estudantes de uma escola do campo da Rede Municipal de Educação de Feira de Santana-BA, situada em um distrito da zona rural deste município. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos um pré-teste, diário de bordo e pós-teste. Nossos dados revelaram que o ensino da matemática, quando contextualizado por meio dos aportes da Etnomatemática, sobretudo quando levamos em consideração as vivências dos sujeitos do campo, contribuiu para melhorar o entendimento dos estudantes sobre os conceitos matemáticos relacionados às quatro operações matemáticas fundamentais.

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Biografia do Autor

Klayton Santana Porto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutor e mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA)

Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Eliana Bispo Vitória Nery, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciada em Educação do Campo com habilitação em matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Olga Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciada em Educação do Campo com habilitação em matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Referências

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Publicado

2021-05-31

Como Citar

PORTO, K. S.; BISPO VITÓRIA NERY, E.; RODRIGUES DOS SANTOS, O. . AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA NA CONTEXTUALIZAÇÃO E NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 39–57, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/54036. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA